Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nota Oficial do ICA em defesa da nomeaçao do Reitor Emmanuel Tourinho.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota Oficial do ICA em defesa da nomeaçao do Reitor Emmanuel Tourinho.

  • Publicado: Sexta, 09 Outubro 2020 18:37
  • Última Atualização: Sexta, 09 Outubro 2020 18:48
A imagem pode conter: texto que diz "UFPA ICA NOTA OFICIAL"

CARTA ABERTA EM APOIO A NOMEAÇÃO DE EMANNUEL TOURINHO PARA REITOR DA UFPA

A autonomia universitária é um princípio garantido no Art. 207 de nossa Constituição Federal de 1988. Nele se lê, inequivocamente, que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial”. Esse princípio constitucional garante, portanto, às universidades brasileiras autonomia intelectual e competência administrativa para gerir seus recursos financeiros, seu patrimônio e seu quadro de servidores. No momento, sentimos que a nossa autonomia está ameaçada.

A UFPA, em consulta à comunidade, no final de junho, escolheu, democraticamente, o próximo Reitor e Vice-reitor. A chapa vitoriosa, com 88,6% dos votos válidos, foi a dos professores Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor). Amparado por esse resultado, o CONSUN – Conselho Universitário da UFPA aprovou e enviou ao MEC, desde julho, a lista tríplice com o nome dos gestores para o quadriênio 2020-2024 na qual Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira constam em 1º lugar, Zélia Amador de Deus e Edmar Tavares da Costa em 2º lugar e Doriedson do Socorro Rodrigues e Marcos Monteiro Diniz em 3º lugar.

Esse é o rito institucional que todas as universidades brasileiras praticam há décadas. Manifestamos apoio incondicional à nomeação da chapa vencedora, por entendermos que é a autonomia universitária e as conquistas sociais que estão em jogo nesse momento político delicado. O Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará e suas subunidades apoiam o resultado da consulta universitária, que evidencia o reconhecimento do trabalho que ambos- Emmanuel Zagury Tourinho (Reitor) e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor)- vêm desenvolvendo como gestores.

Sendo a mais importante instituição acadêmica e científica, a Universidade Federal do Pará, principal produtora de ciência e promotora de cidadania na região, atua não só na capital como no interior desse nosso imenso estado do Pará.

Por entendermos que a universidade necessita de sua autonomia na Gestão Universitária, o Instituto de Ciências da Arte da UFPA e suas subunidades reconhecem e apoiam a vitória dos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva, eleitos como Reitor e vice-reitor para o período 2020-2024, fruto de um trabalho sério que ambos vêm desenvolvendo como gestores.

Neste manifesto, nós do campo das Artes da UFPA, clamamos, sobretudo, pelo fortalecimento e união em defesa da educação e da cultura no Brasil, pelo respeito aos princípios democráticos e à Amazônia.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE (ICA):
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - (PPGArtes);
MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF.Artes);
FACULDADE DE ARTES VISUAIS (FAV):
Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. Bacharelado em Cinema e Audiovisual, Bacharelado em Museologia, Tecnólogo em Produção Multimídia;
FACULDADE DE DANÇA;
FACULDADE DE MÚSICA &
ESCOLA DE TEATRO E DANÇA (ETDUFPA).

#nomeiatourinho #autonomiaufpa #icaufpa #ReitorEleitoReitorEmpossado

registrado em:
Fim do conteúdo da página