Lançamento da logomarca da Faculdade de Música da UFPA Imprimir
Seg, 15 de Maio de 2017 10:40

O evento de lançamento da nova logomarca a ser adotada pelo Curso de Licenciatura em Música ocorreu na tarde do dia 10, às 17h, no Atelier de Artes da UFPA, como sessão do projeto de extensão Ciclo das Quartas, e contou com a presença do reitor, professor Emanuel Tourinho, da diretora do ICA, professora Adriana Azulay, da coordenadora do Curso, professora Valéria Marques, além de professores, discentes e técnicos.

A nova logomarca foi criada pelo professor da Licenciatura em Música, Filipe Leitão, que está afastado para doutoramento, a partir dos resultados do planejamento estratégico do Curso, realizado no final de 2016. A marca segue a tendência “flat”, ou seja, poucos efeitos, simplicidade dos elementos, abordagem minimalistas e cores sólidas. Os traços utilizados para a composição da logo vêm da nossa relação com a música, remetendo aos conceitos de onda sonora, tridimensionalidade do som, “m” de música, movimento e fluidez do som, gestos musicais, criação.

Para a professora Valéria Marques, a nova logomarca surge das necessidades identitárias percebidas ao longo do tempo. “A necessidade de sermos reconhecidos como Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará vem já de pouco mais de uma década. Essas questões foram discutidas e apontadas, com clareza e firmeza, durante o nosso planejamento estratégico, realizado no final do ano passado”. Ela também destacou o significado simbólico da logomarca: “A utilização de uma nova representação simbólica é fundamental para marcar nossos novos rumos, nossa maturidade institucional, após 26 anos de atividades (que comemoramos nesse ano de 2017). Essa logomarca reflete a maneira como nos vemos hoje, a partir de nossa história. Como nos definimos, a partir de nossa trajetória. Como nos projetamos para o futuro”.

Após a apresentação da logomarca, marcada também pela exibição de um vídeo com imagens e música criadas pelo professor Filipe Leitão, o reitor Emmanuel Tourinho falou sobre a importância desse novo momento para a constituição da Faculdade de Música como nova subunidade do ICA. “Fico feliz que vocês estejam nesse processo de amadurecimento, estabelecendo uma identidade como faculdade. Tem o nosso apoio para isso. Os princípios e valores que vocês enumeraram, são valores que nós compartilhamos, sobretudo na questão do respeito e da valorização da diversidade”, afirmou o reitor.

Apresentações Musicais

Antes da cerimônia de lançamento da logomarca, o reitor percorreu alguns espaços do Ateliê de Artes para assistir a algumas apresentações musicais. O Coral Universitário – CORUNI, deu as boas-vindas ao reitor, cantando músicas paraenses, sob a regência da professora Cristina Owtake. Logo em seguida, em uma das salas de aula, os alunos da turma de 2016 apresentaram uma composição coletiva baseada no “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, para coro, violino, percussão e piano preparado, mostrando como é possível brincar com os sons. No corredor do Atelier teve apresentação de uma composição para percussão corporal. Essas duas apresentações foram coordenadas pela professora Ana Margarida Camargo e são os resultados das disciplinas de Percepção Musical e de Percussão. “É quase mágico fazer tudo isso”, elogiou o reitor da universidade. Na entrada do Auditório, um grupo de estudantes apresentou música popular brasileira com voz e violão. A última apresentação, já no Auditório, foi de uma composição do discente Alex Willian, executada pelo professor Ricardo Smith e pelo graduando do curso de música Ediel Sousa, que tocou flauta transversal.

Também nesse evento, foi lançada a nova logomarca do projeto Ciclo das Quartas, criada pela equipe da Incubadora de Linguagens Digitais – ILDECS, do Curso de Produção em Multimídia do ICA, sob a coordenação da Profa. Samia Batista. Essa parceria com o ILDECS, que irá cuidar das peças de divulgação dos eventos do Ciclo das Quartas, tem o espírito do projeto que é o de promover a integração entre as diversas áreas de formação artística do ICA, abrindo espaços para a visibilidade de suas produções e a troca de saberes, estimulando ações interdisciplinares.

Projeto Ciclo das Quartas

O projeto de extensão Ciclo das Quartas, é coordenado pela Professora Valéria Marques, e co-produzido pelo professor Ricardo Smith. Atualmente, a equipe do projeto é formada por um bolsista PIBEX e 15 voluntários. As sessões do Ciclo das Quartas acontecem todas as quartas-feiras, às 17h, no Atelier de Artes. O horário reservado ao projeto no horário letivo do curso de Licenciatura em Música permite a participação de professores e estudantes do curso em atividades acadêmicas, artísticas e culturais produzidos pela equipe do Ciclo das Quartas.

Na próxima semana, teremos uma “Conversa Musical” com Kezia Andrade e Mário Ícaro, vencedores do Concurso de Canto Marina Monarcha, que, além de serem estudantes de canto no Conservatório Carlos Gomes, também são ex-aluna e estudante do Curso de Licenciatura em Música da UFPA, respectivamente.

Texto: Carimy Albuquerque – Equipe de Divulgação Ciclo das Quartas

Foto: Nathalia Lobato - Equipe de Divulgação Ciclo das Quartas.