DCE da UFPA viaja para o Congresso da União Nacional dos Estudantes Imprimir
Sex, 09 de Junho de 2017 09:43

Para representar o corpo estudantil da Universidade Federal do Pará, oitenta e seis participantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) viajarão para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), em Belo Horizonte. Os alunos sairão no sábado, 10, em dois ônibus fornecidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mas, antes disso, terão uma reunião para decidir detalhes burocráticos e de planejamento, às 9h desta sexta, 9, na Reitoria da UFPA. O Congresso será realizado de 14 a 18 de junho e contará com a participação de centenas de alunos para debater questões acadêmicas e eleger a nova direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Importância - Para  a coordenadora do DCE, Gabriela Nascimento, o evento vai além de discussões academicistas. “A importância é que os alunos da UFPA vão estar em um espaço onde podem não só discutir, mas, também, agregar ao cenário político, educacional e cultural brasileiro. Não é só uma questão de formação acadêmica, é política, social, cultural”. Segundo ela, o Congresso é um espaço onde as Universidades aprendem umas com as outras. “É uma troca de experiências”, descreve.

Objetivos - De acordo com Gabriela, o DCE da UFPA já tem planos do que debater no Congresso: “Nós, como DCE, queremos fomentar mais políticas públicas em torno da cultura, debater sobre as alunas grávidas da Universidade, entender se é possível conseguir licença maternidade ou creches para a Instituição. Nós queremos saber como as coisas funcionam em outras Universidades, e também mostrar o que a nossa tem”. Essa perspectiva de troca é o que mais anima a coordenadora. Para ela, “as expectativas são as melhores. A gente quer trazer ideias novas e exportar o que temos de melhor.”

CONUNE -  Os quatro dias de Congresso, são divididos em dois: nos dois primeiros, ocorrem mesas-redondas e palestras; e os últimos dois são voltados para a votação - secreta e direta - da nova diretoria da UNE. O penúltimo dia, separa, por meio de crachás levantados na plateia, chapas que, no dia 18, serão eleitas pelos estudantes de todo o Brasil. Esses participantes - chamados de delegados - são eleitos de forma direta, na  proporção de um delegado para cada mil alunos por Instituição. Assim, os 86 delegados da UFPA tem a responsabilidade de representar o restante dos discentes da Universidade.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom-UFPA