Doenças Cardiovasculares são discutidas em simpósio na UFPA Imprimir
Sex, 09 de Junho de 2017 09:46

Com o propósito de esclarecer estudantes e profissionais da área da saúde sobre o tratamento dos distúrbios que afetam o coração, estudantes do curso de Farmácia da UFPA promovem, nos dias 10 e 11 de junho, o  I Simpósio de Doenças Cardiovasculares. O evento, realizado no Auditório do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), conta com mesas-redondas, palestras e discussões sobre a temática. As vagas para o simpósio são limitadas.

Mesmo o evento sendo direcionados para alunos e profissionais da área da saúde, qualquer um pode participar. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do evento por meio do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As inscrições custam R$ 20,00 para estudantes e R$ 25,00 para profissionais.

De acordo com dados do Hospital do Coração, 29,4% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Homens acima de 55 anos são as principais vítimas. Estima-se que 90% dos casos de doenças cardiovasculares possam ser evitados com medidas de prevenção,  por meio de uma alimentação saudável e praticas de exercício físico.

Para Leticia Souza, acadêmica de Farmácia e uma das organizadoras do evento, o simpósio é muito importante para  preparar os futuros profissionais da área para garantir a assistência adequada aos pacientes. "Estas doenças são comuns na população. Assim, este simpósio estimula o  maior interesse à informação para prevenir e diminuir a incidência destas morbidades na comunidade”, declara.

Programação - O evento conta com dois dias de programação. No primeiro dia, participa do evento o professor Antônio Castro, ministrando a palestra “Insuficiência Cardíaca e Síndrome Metabólica”. Além disso, serão ministradas palestras sobre  “Discussão sobre os fatores predisponentes para incidência de cardiopatias”, com o professor Antônio Carmona; “Cardiologia Pediátrica: diagnóstico e tratamento”, com a terapeuta ocupacional Solange Lima; e “Síndrome Coronariana Aguda e Crônica”, com o médico Eduardo Costa.

No segundo dia, o evento conta com a mesa-redonda sobre “Tratamentos não medicamentosos das cardiopatias”, com a presença do fisioterapeuta Bruno Freitas; da nutricionista Yuhri Pereira; e do educador físico Thiago Oliveira. Ainda no mesmo dia, o professor Ricardo Vieira ministra uma palestra sobre “Avanços na terapia Cardiovascular e como o acompanhamento farmacoterapêutico pode auxiliar na adesão ao tratamento”.

I Simpósio de Doenças Cardiovasculares
Data: 10 e 11 de junho
Local: Auditório do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Av. Generalíssimo Deodoro, em frente à Santa Casa, no Umarizal, Belém.
Inscrições: R$ 20,00 – Estudantes
R$ 25,00 – Profissionais