Câmara dos Deputados presta homenagem aos 60 anos da UFPA Imprimir
Ter, 13 de Junho de 2017 10:19

Reconhecendo a importância e a representatividade da Universidade Federal do Pará (UFPA) para a educação na Região Norte do Brasil, a Câmara dos Deputados realiza uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação da Universidade. O evento será realizado nesta quarta-feira, 14, no Plenário da Câmara, em Brasília, e presta agradecimento às contribuições da Instituição, que durante seis décadas produz e compartilha conhecimentos da e na Amazônia. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara.

A homenagem foi proposta pelo deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA. Por meio de um requerimento aceito pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, Edmilson destaca a relevância da Universidade no cenário nacional, sendo a mais importante instituição do Trópico Úmido.

Além disso, o deputado aponta a importância da Universidade na formação de novos cidadãos, levando em consideração o contexto político em que a Instituição está inserida. “Eu me graduei na Universidade. Desde cedo compreendi o papel transformador que a instituição pública tem na sociedade. A UFPA vem colaborando, de forma expressiva, no desenvolvimento da Amazônia, principalmente diante do desmonte da educação pública que estamos vivendo”, declara.

Grandes desafios - Para o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a homenagem expressa o reconhecimento do papel da Instituição no enfrentamento dos grandes desafios da Amazônia. “A UFPA tem formado recursos humanos para toda a região e produzido o conhecimento científico e tecnológico que pode dar sustentação a um processo de desenvolvimento com inclusão e conservação do ambiente natural. É muito positivo que a sociedade identifique e valorize esse trabalho, e que veja nele um exemplo para outras iniciativas”, afirma o Reitor.

UFPA - Fundada em 2 de julho pela Lei nº 3.191, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a UFPA abriga uma comunidade composta por mais de 50 mil pessoas. Hoje, a Universidade oferece 89 cursos de graduação, além de 86 programas de pós-graduação, com 81 cursos de mestrado e 40 de doutorado.

Homenagem aos 60 anos da UFPA
Data: 14 de junho de 2017
Local: Plenário Ulysses Guimarães, Brasília-DF.
Transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação