E-mail
Comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente prosseguem na UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 14 de Junho de 2017 09:28

Você já parou para pensar sobre a quantidade de resíduos que são gerados diariamente na cidade de Belém e destinados ao aterro sanitário de Marituba? Você sabia que grande parte desses resíduos poderia ser reciclada ou reutilizada e garantir renda para os catadores de materiais reciclados?

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgou, em 2015, pesquisa sobre o panorama dos resíduos sólidos no Brasil. O estudo demonstrou que o país gera 79,9 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por ano.

Com o objetivo de consolidar o princípio dos 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, a Prefeitura Multicampi da UFPA, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, e a Comissão da Coleta Seletiva Solidária realizarão programação alusiva ao dia do meio ambiente - comemorado no dia 05 de junho-, com eventos que ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de junho.

O evento será composto por um Bate Papo Sustentável sobre ações socioambientais, além de oficinas de confecção de materiais usados para coleta seletiva e compostagem.

Pesquisa - A pesquisa aponta que os 450 municípios da região Norte geraram, em 2015, a quantidade de 15.745 toneladas/dia de RSU, das quais 80,6% foram coletadas. Dos resíduos coletados na região, 64,2% ou o equivalente a 8.149 toneladas diárias, ainda são destinados para lixões e aterros no país.

Em 2013, o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado “Resíduos sólidos recicláveis: volume gerado nos Locais de Entrega Voluntária (LEV) na UFPA", das alunas Cássila Simão e Glícia Melo, concluintes do Curso de Engenharia Sanitária Ambiental, apontou que o volume e peso anual de resíduos sólidos recicláveis gerados na cidade Universitária é de, aproximadamente, 1.118,64 m³ e 68.350,88 kg.

Programação - No dia 20 de junho será realizada uma palestra, intitulada “Vamos falar sobre coleta seletiva?”, que objetiva refletir acerca da temática socioambiental e falar da importância de ações sustentáveis que podem ser feitas em casa, no trabalho, na faculdade, que será ministrado pela discente da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Samara Avelino de França.

No dia 21, ocorrerá a oficina de confecção de coletores a partir de caixas de papelão, ministrada pelo servidor e Artista Plástico Norberto da Silva Marques. No último dia do evento, serão duas oficinas. A primeira é destinada a confecção de coletores para a coleta seletiva a partir de reaproveitamento de baldes de margarina, ministrada pelo servidor José Tavares Guimarães, do Núcleo de Meio Ambiente, a segunda oficina possibilitará a confecção de composteira doméstica, e será ministrada pela discente da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Gabriela Abdon.

As oficinas oferecerão atividades preparatórias, tais como exibição de vídeos, discussão em grupo e relato de experiências de uma catadora de materiais recicláveis. Essas atividades visam contribuir para a reflexão da problemática da geração de resíduos, focando a importância da separação para a coleta seletiva.
Espera-se com esta ação educativa, a ampliação da consciência socioambiental dos envolvidos no projeto e da comunidade universitária em geral, para a responsabilidade de todos com uma UFPA Sustentável nesses 60 Anos de fundação.

Inscrições - As vagas das oficinas são limitadas. Para participar, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 15 de junho. As atividades disponibilizarão certificados.
As inscrições para o Bate Papo Sustentável e para a Oficina de confecção de composteira doméstica podem ser realizadas na internet (acesse aqui o link).

Serviço: 
Semana do Meio Ambiente da Coordenadoria de Meio Ambiente
Confira aqui o horário, local e programação completa.
Datas: 20, 21 e 22 de junho de 2017.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br