E-mail
Exposição Auto do Círio do Povo da Gente será aberta nesta sexta-feira, 11 Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 09 de Agosto de 2017 10:26

Alunos da Faculdade de Museologia irão realizar a exposição “Auto do Círio Do Povo Da Gente”, a partir desta sexta-feira, 11 de agosto. A exposição é de caráter curricular, ou seja, faz parte da avaliação e formação dos estudantes do curso. Realizada no 7º e 8º semestre, a mostra é organizada anualmente pelos formandos, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica.

Neste ano, a turma de 2014 será a responsável pelo evento e escolheu como tema o Auto do Círio, uma vez que trata-se de um espetáculo pertencente ao circuito das comemorações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. O Auto foi criado com o objetivo de revitalizar culturalmente o Centro Histórico de Belém ao atravessar a programação das procissões à Virgem, com a prática do exercício do ensino das Artes, por meio do teatro de rua.

O objetivo da exposição curricular é homenagear o Auto do Círio, exibindo parte do seu acervo e parte da sua história. Visto a importância que o cortejo vem recebendo ao passar dos anos, muitas pessoas ainda não sabem o que realmente é o Auto do Círio. Os estudantes procuram exaltar que o espetáculo é uma construção feita no coletivo, pensado e realizado pela academia, junto à comunidade. No Auto de 2016, foi contabilizado um público total de 60 mil pessoas.

Continuamente singular - Segundo a integrante da comissão de Comunicação da Exposição, Nicolle Bittencourt, o Auto se reinventa a cada edição, característica esta que o torna continuamente singular. “Por esta razão, a exposição procura trazer elementos do cortejo, no qual o visitante seja capaz de conhecer e até se reconhecer pro meio das artes e da fé, podendo construir a sua própria compreensão do que o Auto do Círio representa”, completa.

“A sua importância está justamente em apresentar o Auto do Círio como um espetáculo pensado pela academia, onde a comunidade é convidada a participar e trazer suas representatividades, suas identidades, seus sonhos, suas vivências, suas crenças e sua fé, oferecendo estas a Nossa Senhora de Nazaré”, declara Nicolle Bittencourt.

Após mais de duas décadas de realização, o Auto do Círio faz parte da agenda cultural do Estado. Apesar de ser um evento desenvolvido pelo meio acadêmico, se tornou um espaço de liberdade criativa, em que a comunidade é convidada a apresentar o que lhe é importante por meio das artes.

Programação - A exposição é uma colaboração entre o projeto “Exposição Curricular Auto do Círio”, vencedor do V Prêmio Proex de Arte & Cultura, e de autoria de Nicolle Bittencourt, discente de Museologia e colaboradora do Auto do Círio há quatro anos, junto às disciplinas “Exposição Curricular” e “Laboratório de Desenvolvimento de Exposições”, referentes ao 7º período do curso de Museologia da UFPA.

A mesma foi preparada para receber a comunidade em geral, participante ou não do Auto do Círio. Seu foco principal são as pessoas que frequentam a UFPA e não têm conhecimento ou conhecem pouco sobre o cortejo, além daqueles que já participam do espetáculo ou possuem interesse em participar.

Qualquer pessoa pode visitar a exposição, até o dia 6 de setembro de 2017, de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de 9h às 12h e 14h às 17h, no Laboratório de Montagem Expográfica, no prédio anexo à Faculdade de Artes Visuais da UFPA.

Serviços:
Exposição Curricular Auto do Círio do Povo da Gente
Data: 11 de agosto a 6 de setembro de 2017
Local: Laboratório de Montagem Expográfica, no prédio anexo à Faculdade de Artes Visuais
Hora: 9h às 12h e 14h às 17h
Mais informações sobre a exposição nas redes sociais:  FacebookTwitter, Instagram: @autodagente e Blog.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br