Curso de Letras Libras recebe visita de alunos surdos e professores da Unidade Astério de Campos Imprimir
Qua, 06 de Setembro de 2017 10:07

O Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos da UFPA receberá, no dia 28 de setembro, a visita de alunos surdos e professores da Unidade Especializada Professor Astério de Campos. Com objetivo de apresentar aos estudantes as dependências, as atividades e os profissionais responsáveis pela inclusão dos alunos, a visitação ocorrerá no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), de 14h às 18h. Serão recebidos 30 alunos surdos e 10 professores.

A visita contará com representantes das Pró-reitorias de Ensino e Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex), dos diretores do ILC e da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), assim como os chefes de Câmara do cursos, professores Lucival Silva e Huber Kline. Além dos professores do Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, todos que trabalham ou estudam Libras e Educação de Surdos na UFPA foram convidados.

Objetivo - Com palestras, apresentação teatral, exibição de filmes, dinâmicas e lanche, a programação visa “sensibilizar e mostrar à sociedade, de um modo geral, a pessoa surda e seus direitos e conquistas”, explica o professor Lucival. Além desse objetivo, a visita também orientará e mostrará aos alunos surdos as suas escolhas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/MEC).

Orientação e melhorias - Para Lucival, a importância desta visita está na orientação dos alunos. "A relevância é que nesta atividade buscaremos orientar os alunos surdos em suas escolhas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e, em especial, a escolha do Curso de Letras Libras e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos da UFPA.”

Para a Universidade, segundo o chefe de Câmara, a visitação levará melhorias a metodologia dos Cursos: “É um momento de verificarmos os anseios destes alunos surdos que estudam no ensino médio e estão prestes a fazer o Enem. Com este contato iremos saber o que estamos fazendo e o que ainda precisamos fazer para que estes alunos surdos passem no Processo Seletivo-Enem e consigam adentrar os espaços de nossa UFPA.”

Outras visitas - De acordo com o professor, a ideia da visita surgiu em alusão ao Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro. Por isso, a visita não se limitará a UFPA: os alunos surdos também irão visitar a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade da Amazônia (UNAMA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google