Projeto da UFPA ensina informática por meio de jogos digitais para estudantes de escolas públicas Imprimir
Qua, 06 de Setembro de 2017 10:14

Educação e diversão estão inclusas no novo projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). "Jogos Digitais Educativos No Ensino/Aprendizagem de Estudantes de Escolas Públicas do Entorno da UFPA" tem como meta difundir o conhecimento básico de informática para estudantes de escolas públicas por meio de jogos digitais educativos.

O projeto foi aprovado e contemplado com uma bolsa no Edital PIBEX 2017. Ele está vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e tem o apoio logístico do Laboratório de Sistemas de Informação e Georreferenciamento. É coordenado pela professora Adrilayne dos Reis Araújo. "No antigo projeto que participávamos observamos que as crianças pesquisavam mais por jogos na internet. Ai surgiu a ideia:  Por que não criarmos um projeto para eles se familiarizarem com o mundo virtual utilizando jogos ?", conta Wallace Pacheco, estagiário do projeto.

jogos2Segundo Wallace Pacheco, o projeto utiliza o pacote de jogos GCompris que é um conjunto de programas ou aplicativos educacionais reunidos. Cada jogo dentro dos programas tem uma função. Um é focado em números, outro em linguagem, ciência e etc. Sem deixar que seja deixado de lado a aprendizagem da informática básica.

O Infocentro, localizado no Espaço Recreativo Vadião, e os Laboratórios de Informática do ICEN foram os espaços escolhidos para acolher o projeto e aproximar os estudantes e a comunidade da Universidade. A iniciativa oferta minicursos com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e qualificação dos alunos, tornando-os aptos a ingressar na era digital e, consequentemente, ajudando nas suas tarefas escolares. Por meio dos minicursos, eles podem aprender mais sobre informática e também disciplinas como Português, Matemática, Ciências, Geografia, etc.

"A ideia do projeto é ensinar matemática, português e a usar o computador, usando os jogos educativos. Assim, ao mesmo tempo em que os alunos aprendem a usar o computador e adquirem conhecimentos básicos de informática, eles também se divertem e aprendem vários conteúdos educacionais com os jogos digitais", resume a professora e coordenadora do projeto, Adrilayne dos Reis Araújo.

turma jogos digitaisAs atividades desenvolvidas são direcionadas a alunos com pouco ou nenhum conhecimento em informática básica e que estão matriculados em escolas situadas nos bairros Guamá e Terra-Firme, entre elas estão a Escola em Regime de Convênio Rosa Gattorno e a Escola Estadual Mário Barbosa. A seleção dos alunos que participarão dos minicursos e atividades é de responsabilidade das escolas envolvidas com o projeto, que farão a escolha sob os critérios estabelecidos pela coordenadora. As crianças também só estarão aptas a participar do projeto mediante autorização dos pais.

Em setembro o projeto abrirá três turmas e serão finalizadas em quatro aulas, em 4 dias, para alunos do 1º ano ao 4º ano. Serão 20 alunos por turma. E a meta é atender 60 estudantes nessa fase inicial do projeto. Elas terão introdução sobre os conhecimentos básicos de computadores e suas funções; noções de sistema operacional, para que os alunos tenham uma melhor interação com o computador e com os jogos. Os participantes receberão certificados.

Mais informações
Coordenadora: professora Adrilayne dos Reis Araújo /e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefones: (91)99114-3839 ou (91)3201-8058 (LASIG/UFPA)

Texto: Vagner Mendes - Assessoria de Comunicação da UFPA