Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores de Ensino Belém-PA Imprimir
Qua, 06 de Setembro de 2017 11:17

A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), sediará  no período de 12 a 15 de setembro/17, em parceria com Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores de Ensino Belém-PA.

O Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF é o órgão que representa politicamente as Escolas em seus objetivos no âmbito nacional.  Tem como missão trabalhar pela defesa dos direitos e valores das Escolas Técnicas vinculadas às IFES - Instituições Federais de Ensino Superior, atualmente  é formado pelas 22 Escolas Técnicas Vinculadas.

As principais atividades desenvolvidas pelo Conselho são as reuniões plenárias de cunho estratégico para troca de informações, planejamento orçamentário, formatação de projetos e eventos pedagógicos em conjunto para pleitos junto ao SETEC e outros Ministérios.

O CONDETUF é formado pelas seguintes Câmaras: Recursos Humanos, Planejamento e Orçamento e, Ensino, sendo esta, a responsável pela proposição e organização do "Fórum Nacional de Gestores de Ensino das Escolas Vinculadas às IFES" (FGE).

O evento, que tem por objetivo, a reativação do Fórum, que há mais de quatro anos está sem atividades. Esta é segunda vez que a UFPA sedia o encontro.

O Fórum põe em pauta discussões referentes as políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional (principalmente no que tange os cursos técnicos de nível médio), programas governamentais vigentes para esta modalidade de ensino, bem como seu impacto operacional no dia-a-dia da instituição.

As temáticas em discussão no evento irão girar em torno das ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e tem como objetivo, socializar atividades que foram ou estão sendo desenvolvidas pela Instituição ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), EAD, PROEJA, Técnico Integrado, Políticas de Ações Inclusivas, Interiorização, Internacionalização, dentre outros) através de relatos de experiência, conforme programação em anexo.

Para este encontro, que marca a reativação FGE, teremos em evidência as discussões referentes a "Reforma do Ensino médio: Implicações para a Educação Profissional", "Plano Estratégico de ações de permanência e êxito dos Estudantes da Rede Federal", e outros temas relevantes no âmbito do cenário político e educacional atual. Também será a eleição da presidência do Fórum para o próximo Biênio.

O Fórum Nacional de Gestores de Ensino das Escolas Técnicas Vinculadas às IFES, será realizado no período de 12 a 15 de setembro de 2017 em Belém/PA, cidade escolhida, na qual se encontra duas importantes instituições congregadas ao CONDETUF.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: https://goo.gl/gMmNYg

Texto: Ana Castro