Projeto “Floresta enegrecida” do Campus Bragança leva alunos ao Arquivo Público Imprimir
Qua, 13 de Setembro de 2017 10:13

Estudantes da Faculdade de História da UFPA, Campus Bragança, juntamente com o professor Bruno Rodrigues, realizaram uma aula de campo nas dependências do Arquivo Público da Prefeitura de Bragança. A atividade faz parte da agenda de trabalhos do projeto “Floresta enegrecida”, que visa levantar informações sobre a escravidão e a população afrodescendente na região bragantina.

O Arquivo Público de Brangança foi escolhido devido à grande variedade de documentos que dispõe, como antigos jornais, leis, decretos, relatórios de prefeitos, registros da população escrava que habitou Bragança e seus entornos e até mesmo cartas de alforria.  De acordo com os funcionários do local, José Fernando Júnior e Elny Silvania, entre os documentos catalogados existem manuscritos dos anos de 1830 até as últimas décadas do século XX. "Uma verdadeira riqueza que diz muito sobre o passado e memória dos habitantes da região bragantina, que precisa ser mais divulgada e frequentada pela própria população da região”, destacou o professor Bruno Rodrigues.

arquivo público 373x212Para os estudantes que participaram da aula, esta visita significou uma oportunidade de reconhecer a riqueza guardada na Instuição que é pouco conhecida pelo grande público. “A preservação, assim como o conhecimento sobre o local, é de suma importância, pois está contida nestes documentos a memória da cidade, e o acesso ao local pode proporcionar o desenvolvimento de estudos para o melhor conhecimento das situações atuais que norteiam a cidade de Bragança”, comentou Natália Aviz, aluna da UFPA, presente na visita ao Arquivo Público.

“É de sua importância ter lugares de conhecimento como este na cidade. Porém, é preciso melhorias e investimentos, pois, sem dúvida, o espaço é importante tanto para os estudantes como para a sociedade em geral”, reforçou Naelly Bianca, aluna visitante. E com o objetivo de ajudar na valorização e preservação da história local, os estudantes da Faculdade de História e o professor Bruno Rodrigues deverão promover outros eventos em cooperação com a direção do Arquivo Público e escolas da cidade.

Para aqueles que também desejam conhecer um pouco mais da história de Bragança, o Arquivo Público pode ser visitado de segunda a sexta, das 8 às 13h30, no antigo prédio da Prefeitura de Bragança, na Rua 9 de setembro, s/n, bairro Cereja (antigo Seminário Santo Alexandre Sauli).

Texto e fotos: Divulgação