Deputado federal visita a UFPA e discute emendas para investimento em ensino e extensão Imprimir
Qua, 13 de Setembro de 2017 10:43

A Universidade Federal do Pará recebeu nesta segunda-feira, 11, a visita do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). Durante o encontro, foram discutidas as demandas geradas pela Instituição e a colaboração do deputado paraense quanto à disponibilização de emendas parlamentares que promovam o investimento em ensino e extensão.

Estiveram presentes à reunião o vice-reitor da UFPA no exercício da Reitoria, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de extensão, Nelson José de Souza Júnior; e o secretário-geral da Reitoria, professor Marcelo Galvão.

11.09.2017 Visita Edmilson Rodrigues Foto Alexandre de Moraes site 373x212De acordo com o vice-reitor, o contato entre a UFPA e os parlamentares paraenses é frequente, e essa identificação das demandas é muito importante para o planejamento da Universidade. “A importância dada às demandas de extensão é fundamental, uma vez que buscam aproximar cada vez mais a Universidade da sociedade”, declarou.

Além disso, outro debate levantado na reunião foi sobre a construção de projetos de extensão relacionados à saúde, como o Multicampi Saúde, e outros projetos a serem realizados em conjunto com as prefeituras. Dessa forma, seriam incentivadas a formação e a pesquisa tecnológica, bem como a geração de maior qualidade de vida para a sociedade. “Queremos saber quais são as demandas da Universidade. A nossa proposta é repassar recursos para os hospitais universitários, para o atendimento dessas demandas”, destacou o deputado.

11.09.2017 Visita Edmilson Rodrigues Foto Alexandre de Moraes 2 373x212Outro dos compromissos discutidos na reunião foi a disponibilização de recursos para a revitalização das bibliotecas, também por meio de projeto de extensão. De acordo com Edmilson Rodrigues, a UFPA, como um patrimônio da sociedade, deve ser tema de debate constante. “A UFPA, por meio dos seus projetos de extensão, deve colaborar com outras instituições, como o Instituto Histórico e Geográfico do Pará e o Grêmio Literário Português, que possuem acervos riquíssimos e que, no entanto, precisam ser digitalizados e incorporados ao sistema de bibliotecas, sendo, assim, mais acessíveis à sociedade”, afirmou o deputado.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes