E-mail
Curso de Direito da Universidade ganha biblioteca digital com acesso a mais de mil livros Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 11 de Outubro de 2017 10:45

Professores e alunos do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, na capital e no interior do estado, ganharam acesso à Biblioteca Digital da Editora Saraiva com mais mil livros. O lançamento aconteceu na última sexta-feira, seis de outubro, na presença de dirigentes do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e da Faculdade de Direito, professores, alunos e do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), no hall do bloco J, no Campus do Guamá, em Belém. O avanço da Biblioteca Digital contribui para a qualidade do ensino público, principalmente, considerando a elevada demanda de livros durante os cinco anos do curso.

A diretora da Faculdade, professora doutora Valena Jacob, explicou que o contrato foi custeado em parte pela emenda ao orçamento 2016 - no valor total de R$ 150 mil, que o deputado Edmilson Rodrigues direcionou à Clínica de Atenção à Vítima de Violência (CAV), da UFPA, coordenado pela professora doutora Luanna Tomaz –; e a outra parte do contrato com a Saraiva foi financiado pelo Projeto de Especialização de Professores em Direitos Humanos e Diversidade, coordenado pela professora doutora Marlene Freitas.

Já o diretor do ICJ, professor doutor José Benatti, afirmou que as emendas parlamentares têm tido importância maior para as universidades diante do drástico corte de recursos do governo federal. Ele ressaltou a dificuldade de aquisição de livros porque as editoras não se interessam em participar de licitações na região Norte, pois priorizam o fornecimento para o Sul e o Sudeste,  prejudicando o acesso ao conhecimento no Norte e aprofundando as diferenças no tratamento entre as regiões brasileiras. Enquanto o diretor-adjunto do ICJ, professor doutor Antônio Gomes Maués, que trabalhou na liberação da emenda, explicou a dificuldade que enfrentou na realização desta tarefa. "Foi uma emenda de 2016, que só foi paga este ano", observou.

O acesso à biblioteca digital poderá ser feito de qualquer computador e celular, inclusive, no Laboratório de Informática do curso. O representante do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel), Felipe Costa, disse que fica muito feliz com o investimento realizado. "Estamos muito bem servidos em livros acadêmicos e também para pesquisa e concursos públicos."

Acesso a Biblioteca Digital - Com o advento da Biblioteca Digital não será mais necessário comprar livros. O acesso será feito por meio de login e senha de uso exclusivo e intransferível, que serão disponibilizados mediante o cadastro dos usuários por meio do Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (Sagitta) e a assinatura de um termo de compromisso. Somente os alunos regularmente matriculados e os professores poderão fazer o cadastro e manter o acesso.

Texto e foto: Ascom/ICJ

 

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br