Espetáculo de Dança Clássica Indiana Bharatanatyan, “Puja” Imprimir
Qui, 16 de Novembro de 2017 10:33

O Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante – GITA (Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq) promoverão atividades de pesquisa nos dias 23 e 24 de novembro/17, com a presença de Kamalaksi Rupini, professora de Dança Clássica Indiana. No dia 23 de novembro, às 20h, Kamalaksi fará apresentação do espetáculo “Puja”, Teatro Universitário Claudio Barradas. E no dia 24 de novembro uma demonstração performática de Bharatanatyan (dança clássica indiana) no Auditório da ETDUFPA. Ambas as atividades oportunizarão o diálogo entre as pesquisas realizadas na ETDUFPA e a tradição das manifestações culturais indianas.

A professora Kamalaksi Rupini,  é formada em dança indiana estilo Bharatanatyam e é discípula de B. Bhanumati (de Bangalore, Índia), tendo também estudado com os gurus Mithun Shyam e Shivi Vanka. É a única brasileira com vários prêmios ganhos na Índia, inclusive o Nritya Ratna ("a joia da dança"), conferido pela área cultural do governo da Índia dentre os dançarinos de maior destaque em todo o país. Também já se apresentou nos principais festivais da Índia e tem se apresentado e ensinado a dança indiana por todo o Brasil. Além da vasta experiência com a dança clássica indiana, Kamalaksi é formada em teatro pelo Palácio das Artes, tem licenciatura em artes cênicas e mestrado em artes pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, defendendo a dissertação "Dança clássica indiana segundo os mestres, as escrituras e os praticantes".

A professora de Bharatanatyan desenvolverá ainda um Workshop de Bharatanatyan (dança clássica indiana) promovido pela Fundação Cultural do Pará e uma palestra  sobre as deusas hindus e o feminino com os devotos do movimento Hare Krisna da ISCKON Belém, no Espaço Vida, no dia 26 de novembro.

O Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

Espetáculo “Puja”

Dia 23 de Novembro

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas

Ingresso: R$ 15,00 (Inteira) R$ 7,50 (Meia)

Demonstração Performática e bate papo sobre Bharatanatyan (dança clássica indiana)

Dia 24 de Novembro

Local: Auditório da ETDUFPA (Dom Romualdo de Seixas, 820)

Horário: 14:30h

Entrada Franca

Workshop de Bharatanatyan (dança clássica indiana)

Dias: De 20 a 25 de novembro

Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont ao Lado da Basílica Santuário)

Horário: de 9h e 12h.

Inscrições: Casa das Artes, Fundação Curro Velho e pelo email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Gratuito para alunos da rede pública de ensino

R$ 20,00 para o público em geral

Palestra: “Deusas hindus e o feminino”

Dia 26 de novembro