Fernando Haddad ministra na UFPA palestra sobre os desafios da educação pública no Brasil Imprimir
Seg, 04 de Dezembro de 2017 09:50

O auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes recebeu, nesta sexta-feira, 1, a palestra “Desafios para a Educação Pública no Brasil”, apresentada pelo professor e ex-ministro da educação Fernando Haddad. O evento gerou debate sobre a atual conjuntura da educação pública brasileira, com ênfase nos desafios enfrentados pelas instituições de ensino público e pelos profissionais da educação.

O evento, que foi organizado pelo recém-criado Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), constituiu sua primeira e destacada realização, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da UFPA. Ambos os programas foram formados com auxílio de projetos implantados durante a gestão do ex-ministro.

01.12.2017 Visita Fernando Haddad Foto Alexandre de Moraes site3Além do palestrante, compuseram a mesa do evento o reitor Emmanuel Tourinho; o Diretor do NEB, professor Ronaldo Marques; e o vice-coordenador do PPEB, Fabrício Carvalho. Todos parabenizaram a gestão de Haddad e ressaltaram a importância das ações tomadas pelo ex-ministro, visando à universalização e democratização das Universidades Federais.

No evento, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica prestou uma homenagem ao professor Fernando Haddad por seu destacado trabalho como ministro da Educação. Uma placa comemorativa foi entregue ao ex-ministro, em agradecimento ao período de expansão da oferta de vagas no ensino superior, com a criação de novas universidades federais e modernização das instituições existentes.

01.12.2017 Visita Fernando Haddad Foto Alexandre de Moraes site2Desafios e soluções - Durante a fala de abertura, o reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, ressaltou o momento político instável vivido pelo pais, no qual os grandes interesses nacionais estão sendo deixados de lado. “As universidades públicas têm se posicionado com muita firmeza e altivez perante essa situação. Aqui, nós criamos oportunidades, lutamos e enfrentamos grandes desafios. Nós somos uma instituição que muda para melhor a vida de um grande contingente populacional, que vive à margem dos bens sociais”, destacou.

Já o professor Fernando Haddad mencionou o papel estratégico desempenhado pela UFPA na dinâmica educacional do país. “Para além da qualidade do serviço, a UFPA trabalha na direção da inclusão. Isso é percebido pelo fato de ter dobrado o número de vagas nas Universidades Federais. Mas, o fato de a UFPA ter reservado 50% de vagas para alunos de escola pública muda a qualidade de quem está aqui. Nós estamos em uma Universidade mais diversa, plural, que conhece melhor os problemas, cujas soluções ela tem que produzir”, afirmou o professor.

01.12.2017 Visita Fernando Hadad Foto Alexandre de Moraes site4Além disso, Fernando Haddad ressaltou em sua fala alternativas para o papel do Estado na dinâmica educacional. “O Estado tem o dever de prover a oportunidade de aprendizado. Diversos brasileiros ainda morrem sem saber o talento que têm. A educação é um desempenho relacional. Não é algo que você compra num supermercado. A convivência familiar é que explica o que o indivíduo leva para escola. O mau desempenho de alguns alunos não significa falta de talento, mas sim falta de escolaridade familiar”, declarou.

Palestrante - Ministro da Educação (2005 a 2012) e prefeito de São Paulo (2013 a 2016), Fernando Haddad é graduado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 2007, o então ministro da Educação lançou a pedra fundamental do Centro de Eventos Benedito Nunes, construído com recursos do Ministério da Educação. Em 2009, retornou à UFPA para inaugurar a obra e o prédio da Assessoria de Educação a Distância.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes