Campus Bragança recebe colóquio sobre sociabilidade na antiguidade Imprimir
Seg, 04 de Dezembro de 2017 09:52

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), promove, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o I Colóquio Internacional sobre a Cidade e Sociabilidades na Antiguidade em Bragança. O evento, que será realizado no Auditório do Campus Bragança, abordará a importância da cidade na Antiguidade, além de incitar um importante debate sobre a questão patrimonial e arqueológica.

Essa edição do evento trata-se da primeira iniciativa, na região amazônica brasileira, de divulgação das pesquisas no campo da História, Arqueologia em especial nas áreas de Antiga e Medieval. Assim, a programação pretende contribuir para a consolidação dos estudos e pesquisas sobre a Antiguidade e o Medievo na região Norte do Brasil.

De acordo com a organizadora do evento, professora Roberta Alexandrina da Silva, o evento é fruto de uma cooperação internacional firmada com o título: "Cotidiano, Sociabilidades e Usos dos Espaços no Império Romano", financiada pela CAPES. Ainda segundo a professora, participam do acordo a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Estadual do Ceará (UFCE); no qual participam docentes e discentes do Brasil e de Portugal.

“A comunidade acadêmica terá o deleite de participar de debates que envolvem temas como patrimônio, cidade, sociabilidades e arqueologia. Mesmo sendo direcionado para a Antiguidade, o evento tem vários direcionamentos epistemológicos e metodológicos”, declara a professora.

Inscrições - Apesar de discutir temas como Arqueologia e Antiguidade, o evento é aberto para todos os públicos. Os interessados devem realizar as inscrições por meio de um depósito bancário. O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para que inscrição seja autorizada.

Programação - Temas como Antiguidade, Arqueologia em Bracara Augusta, Portugal sobre a influência do Império Romano, Antiguidade Tardia, Cidades, Sociabilidades e Religiosidades, serão centrais durante todo o evento. Para conduzir as discussões, foram convidados os professores Catedráticos da Universidade do Minho, Portugal, como a Profa. Dra. Maria Manuela dos Reis Martins e o Prof. Dr. Luís Fontes.

Além disso, o evento contará com a participação do professor Gilvan Ventura da Silva, titular de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de ser um dos fundadores do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da UFES, em Vitória no Espírito Santo. Um dos grandes pesquisadores brasileiros trabalha com o tema como Antiguidade tardia e Império Romano.

Data: 5 à 7 de dezembro
Hora: 10h às 21h
Local: Auditório Campus Bragança
Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelo telefone (027) 981272323.

Texto: Caio Maia - Assessoria de Comunicação da UFPA