E-mail
Diálogo entre conhecimento científico e saberes tradicionais é tema de seminário na UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 04 de Dezembro de 2017 09:54

Com o objetivo de fortalecer o diálogo e a interação dos pesquisadores com as lideranças dos povos e comunidades tradicionais e Camponesas da Amazônia, será promovido, de 5 a 7 de dezembro, o Seminário “EDUPESqAmazônia - 2017: Educação e Pesquisa com os Povos tradicionais e camponeses da Amazônia”, com financiamento da FAPESPA e do CNPq, em comemoração aos 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). O Seminário pretende produzir conhecimentos e tecnologias que atendam as demandas sociais, produtivos, territoriais, culturais e educacionais destes povos.

O EDUPESqAmazônia será um espaço de articulação de pesquisadores, estudantes, educadores e gestores de instituições públicas e privadas de ensino, e representantes de organizações sociais governamentais e não governamentais com coletivos e movimentos sociais e sindicais dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia, para compartilhar e dialogar sobre as produções acadêmicas e experiências formativas que vêm sendo construídas a partir dos desafios e demandas que configuram a realidade e diversidade sócio-cultural-produtiva-educacional e territorial desses povos.

Um dos objetivos do Seminário é garantir um espaço de fortalecimento do Movimento de Educação do Campo no Pará, que prima pela interlocução e o diálogo entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais como referência para a superação de preconceitos, e relações de poder existentes. Aposta no processo de mobilizar instituições, organizações e movimentos sociais, universidades e poder público, como requisito para a elaboração e efetivação de políticas públicas e práticas educativas que garantam o direito à Educação, ao Território e à Vida com Dignidade dos Povos Tradicionais e Camponeses da Amazônia Paraense.

Programação - No dia 5 de dezembro, serão realizadas, entre outras atividades, os Diálogos Iniciais “Educação e Pesquisa com os Povos tradicionais e camponeses da Amazônia”, com o professor Dr. Salomão Hage (UFPA); e a Mesa de Temática “Educação e Produção de Conhecimento: Diálogos e Disputas das Universidades com os Povos da Amazônia”, com o professor Dr. Alfredo Wagner (UEA) e Raimundo Magno Nascimento (Comunidade África - Moju).

No dia 6 acontecem o Painel de Experiências Formativas/Produção de Conhecimento com os Povos da Amazônia, discutindo sobre o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, o Núcleo de Formação de Professores Indígenas – UEPA, FAOR/FASE e Universidade do Quilombo; o Círculos Temáticos “Educação e Pesquisa com os Povos da Amazônia”; e a Comemoração dos 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

No dia de encerramento do evento, 7 de dezembro, serão realizados o Painel de Experiências Formativas/ Produção de Conhecimento com os Povos da Amazônia, sobre os temas Associação Brasileira de Agroecologia, Experiência de Alfabetização de Adultos do MST em São Luiz/MA, Grupo RENAS – MPEG e Ponto de Memória da Terra Firme; e o Painel Dialógico “Por Terra, Território e Dignidade na Amazônia: Nenhum Direito a Menos!”, que terá a participação de representante dos Povos Tradicionais e Camponeses, do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público do Estado do Pará, da Defensoria Pública, da OAB Pará, da ALEPA (Comissão de Direitos Humanos), do INCRA, e do Governo Estadual.

Inscrições – As inscrições para o EDUPESqAmazônia – 2017 são realizadas gratuitamente pelo site do evento.

Serviço:

EDUPESqAmazônia - 2017: Educação e Pesquisa com os Povos tradicionais e camponeses da Amazônia

Data: 05 a 07 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Instituto de Ciências da Educação (ICED) 
Hora: a partir das 8h
Programação completa aqui

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br