E-mail
Criação de linha do tempo destaca trajetória da gestão do ensino de graduação da UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 04 de Dezembro de 2017 09:55

Seja para não repetir erros do passado, seja para compreender melhor a conjuntura atual, o resgate do passado é algo comum na história da humanidade. Com a finalidade de relembrar acontecimentos, o trabalho com a memória possibilita transformações de consciência nos indivíduos. Atendendo a essa necessidade, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG) abraçou a ideia de se criar uma linha do tempo da unidade, com fotos e recordações de todos os pró-reitores que ajudaram a construir a trajetória da gestão do ensino de graduação da UFPA.

A idealização do projeto partiu do professor Mauro Magalhães, diretor de Mobilidade e Gestão de Programas da PROEG, com a motivação de se criar um acervo histórico da Pró-Reitoria, tornando acessível a todos a contribuição dos antigos membros da Unidade. “Em uma caminhada, não é preciso sempre olhar pra trás, mas é importante deixar pegadas. Assim, outros verão suas pegadas. A evolução no ensino de graduação pode ser facilmente visualizada pelos passos tomados pelos docentes responsáveis pela gestão acadêmica ao longo dos anos. Então, um registro será fundamental para quem vem na frente”, destaca o professor.

28.11.2017 Galeria de ex pró reitores de Ensino e Graduação Foto Alexandre de Moraes 1A partir da modernização da homepage da Pró-reitoria, documentos históricos, fotos e relatos de antigos pró-reitores estarão disponíveis na plataforma digital. Com base nisto, alunos, professores, pesquisadores e técnicos administrativos da UFPA podem saber um pouco mais da história de um setor importante na composição da Universidade. “Nós tivemos uma sequencia de professores dessa instituição que emprestaram parte da sua vida acadêmica e de sua capacidade de trabalho à frente dessa Pró-Reitoria, que é uma das mais importantes de qualquer Instituição de Ensino Superior, pois representa a Unidade responsável por lidar com a alma da instituição, do assunto mais complexo e mais apaixonante da Universidade, qual seja o ensino e os alunos que por aqui passam”, destaca o Pró-Reitor, professor Edmar Costa.

Nessa direção, como parte importante do resgate memorial da Unidade, o atual Pró-Reitor de ensino de Graduação, professor Edmar Costa, recebeu para uma conversa na secretaria geral da reitoria alguns dos Pró-Reitores que já ocuparam o cargo em administrações anteriores. Esses docentes tiveram a oportunidade de compartilhar cenários, experiências, memórias e também, mais importante, os marcos de cada gestão. “Fomos brindados com excertos relacionados aos antigos processos de confinamento no Vestibular, até o estabelecimento das diretrizes do ensino na UFPA, passando pelo início do processo de interiorização da UFPA, destaca o professor.

28.11.2017 Galeria de ex pró reitores de Ensino e Graduação Foto Alexandre de Moraes 5“O papel da Universidade é crescer e fazer crescer a Amazônia. Esse que é o nosso papel. Fazer avançar a educação, a dignidade e as condições de vida de todos”, declarou a ex-Pró-Reitora, professora Ana Maria Orlandina Tancredi.

Reconhecimento - A criação da linha do tempo foi recebida com muita gratidão pelos professores homenageados. Além disso, o novo acervo se torna uma oportunidade de troca de ideias para a criação de projetos futuros. “A instituição se faz por muitas mãos, ela não começou agora. Tudo faz parte de um processo. Em algum momento de cada um de nós, existe um trabalho bem feito e reconhecido pela UFPA”, destacou a professora Sônia Bertolo, ex-Pró-Reitora.

Já segundo a professora Marlene Freitas, também ex-pró-reitora, o novo acervo é um importante momento de aprendizado entre gerações. “Eu fico feliz de ver o quanto a graduação cresceu na história da Universidade, acho que esse é um momento que tem um significado muito grande. E essa lembrança, esse resgate histórico, é um modo de registrar essa memória”, declarou.

Legado - Assim previsto com a criação da linha do tempo, o novo acervo deve ser constantemente alimentado à medida que novos marcos sejam estabelecidos na história da PROEG. Para a professora Maria Lúcia Harada, também ex-pró-reitora, o registro histórico é um grande aprendizado. “No momento em que você registra, você retrata além das pessoas que contribuíram, também as mudanças e momentos, sejam eles difíceis ou de prosperidade. Para a história da instituição e isso é fundamental”, declarou. Assim, também, afirmou o professor Licurgo de Brito, ex-Pró-reitor, que “acredita que é muito bom ter essa oportunidade de registro histórico e de reconhecimento. Cada degrau é, seguramente, essencial para o patrimônio da UFPA”.

28.11.2017 Galeria de ex pró reitores de Ensino e Graduação Foto Alexandre de Moraes 2Além disso, a criação do acervo não homenageia apenas os antigos pró-reitores, mas também o trabalho de todos os funcionários que ajudaram na manutenção da qualidade do ensino de graduação na Universidade. “Essa homenagem foi apenas uma pedrinha do que começamos a construir juntos. Depois desse momento, acredito que teremos outros, pois precisamos deixar essa memória viva por meio da PROEG”, ressaltou a ex-Pró-Reitora, professora Maria Cândida Forte.

PROEG - Criada em 1970 com a função coordenar as atividades pedagógicas da UFPA, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação promove estudos para viabilizar mudanças na política educacional da UFPA. Além disso, a PROEG visa aprimorar o ensino da graduação, além da realização de projetos que proporcionem a melhoria da realidade do Ensino através do conhecimento.

Em 2016, a PROEG foi reestruturada e atualmente é composta por quatro diretorias: de Inovação e Qualidade do Ensino; de Desenvolvimento do Ensino; de Apoio a Docentes e Discentes e de Mobilidade e Gestão de Programas, além de coordenadorias dentro de cada Diretoria. Essa nova estrutura permite melhor divisão de atribuições, além de maior integração dos professores e técnicos que atuam na Pró-Reitoria em busca da resolutividade de problemas e na criação de atividades e ações voltadas para os cursos de graduação.

Texto: Caio Maia - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br