Casa Brasil-África realiza I Colóquio Internacional em Estudos Africanos e Diaspóricos na Amazônia Imprimir
Ter, 05 de Dezembro de 2017 10:07

A Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar nos dias 5 e 6 de dezembro, o I Colóquio Internacional em Estudos Africanos e Diaspóricos na Amazônia, congregando uma rede de segmentos acadêmicos da instituição, parceiros nacionais e internacionais. O Colóquio é uma iniciativa da Casa Brasil-África, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA, apoiada em uma ampla rede de parceiros construída ao longo dos últimos quatro anos, que convergem seus interesses acadêmicos para temas como os estudos africanos, as diásporas negras, a educação para as relações étnico-raciais, a Amazônia e a África.

O evento terá cinco eixos temáticos: Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Afro-Amazônicos; Ensino de História da África; Literaturas Lusófonas; História Oral e Estudos Afro-diaspóricos, tendo como objetivos gerais oportunizar debates altamente qualificados sobre questões epistemológicas relacionadas aos estudos africanos e as diásporas, refletir sobre o ensino de história da África na UFPA, articular uma rede de parceiros acadêmicos nacionais e internacionais com interesses comuns nos eixos temáticos do evento para o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos de ensino, e fortalecer a iniciativa de construir um Mestrado em Estudos Africanos e Diaspóricos na UFPA.

As inscrições podem ser ealizadas através do link do evento ou no primeiro dia de evento, diretamente no local.

Rede da UFPA - Participam dessa iniciativa os Programas de Pós-Graduação PPGA, PPGSA, PPGSS, PPEB, PPGEDUC, PPGEAA; Grupos de Pesquisa GEAM, GEPEAM, GEPTE, GHISCAM; Programas e Projetos Institucionais Universidade no Quilombo, Conexões de Saberes, Visagem, Roda de Axé, Assessoria de Diversidade Étnico-Racial, Campus Universitário do Tocantins, FASS/ICSA, LAANF/IFCH; Associações Estudantis dos Estrangeiros, e dos Discentes Quilombolas.

Tem como parceiros nacionais a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como convidada internacional, o colóquio terá a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que será representada pelo Prof. Dr. Odair Varela, coordenador do Mestrado de Integração Regional Africana (MIRA/Uni-CV), e a diretora da Cátedra Amilcar Cabral da Uni-CV, Profa. Dra. Eurídice Monteiro.

Mais informações sobre as atividades da Casa Brasil-África e contatos estão disponíveis no site da CBA.

I Colóquio Internacional em Estudos Africanos e Diaspóricos na Amazônia

Data: 5 e 6 de dezembro de 2017

Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Campus Guamá

Hora: De 8 as 18h