Grupos de Estudos promovem colóquio em homenagem à escritora Clarice Lispector Imprimir
Qua, 06 de Dezembro de 2017 10:13

O Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN/UFPA) e o Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e Imagem (PPGL/UFPA), com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), realizarão, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, o evento “Sem Clarice: Um Colóquio pelos 40 Anos de Morte”. A programação do evento consta de conferências, mesas-redondas e comunicações, para lembrar e discutir a autora e sua obra A Hora da Estrela, livro publicado no ano de sua morte, em 1977.

Clarice Lispector é uma das grandes ficcionista da Literatura Brasileira que deixaram como legado muitas obras que merecem ser lidas pela grandeza daquilo que abordam, a exemplo de: Perto do Coração Selvagem (1944), O Lustre (1946), Laços de Família (1960), A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G. H. (1964), Felicidade Clandestina (1971), A Hora da Estrela (1977), entre outras.

Segundo a coordenadora do Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN) e estudiosa das obras de Clarice Lispector, professora doutora Maria de Fatima do Nascimento, o objetivo do colóquio é demonstrar que a escritora permanece entre nós pela importância das obras que nos legou. “O evento é importante, porque vai homenagear e divulgar a obra de Clarice Lispector, escritora que residiu em Belém em 1944 e foi amiga pessoal dos professores Francisco Paulo Mendes e Benedito Nunes, um dos maiores estudiosos da obra da referida escritora”, declara.

Clarice Lispector chegou a residir em Belém no primeiro semestre de 1944. “A partir de 1965, o pensador e crítico literário Benedito Nunes passou a dar a público artigos, no “Suplemento Literário” do Jornal O Estado de São Paulo,sobre a obra de Clarice”, a qual fará, no dia 9 de dezembro de 2017, 40 anos de morte, mas permanece viva entre o público leitor de literatura por sua arte verbal, a exemplo de seu romance A hora da estrela (1977), que completará 40 anos de publicação em 2017.

Programação - A conferência de abertura será proferida pela professora doutora Nádia Battella Gotlib, da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores estudiosas da obra de Clarice, e a conferencista de encerramento será a professora doutora Yudith Rosenbaum, também da Universidade de São Paulo (USP), reconhecida estudiosa da escritora.

Além das conferências, o colóquio terá mesas-redondas com professores da UFPA que desenvolvem projetos de pesquisas sobre a escritora brasileira homenageada, a exemplo, a professora doutora Maria de Fátima do Nascimento, professora doutora Mayara Ribeiro Guimarães (coordenadoras do evento) e o professor doutor Máximo Ferraz, assim como outros estudiosos da obra de Clarice Lispector, como as professoras doutoras Lilia Chaves (UFPA) e Marinilce Coelho (EA/UFPA).

Inscrições - O Colóquio é direcionado aos estudiosos da obra de Clarice Lispector, aos estudantes de graduação, de pós-graduação, aos professores e pesquisadores de instituições locais e de outros Estados, bem como ao público em geral. As inscrições serão feitas por e-mail do evento:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Sem Clarice: Um Colóquio pelos 40 Anos de Morte

Data: 6 e 7 de dezembro de 2017
Local: Auditório Prof. Francisco Paulo Mendes (UFPA)
Hora: 8:30h