E-mail
Filme ‘Eles Não Usam Black-Tie’ será exibido gratuitamente na UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 08 de Janeiro de 2018 09:29

Na próxima terça-feira, 9 de janeiro, às 15h, será exibido no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará, o filme “Eles Não Usam Black-Tie” (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. O evento é uma realização da Reitoria da UFPA. A exibição do filme será seguida de bate-papo com os professores da UFPA, Zélia Amador de Deus, da Faculdade de Artes Visuais e coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social; e  Jorane Castro e Marco Antonio Moreira, do Curso de Cinema e Audiovisual.

eles nao usam black tie 01 fernanda montenegro e gianfrancesco guarnieri grandeEscrita pelo ator, diretor e dramaturgo ítalo-brasileiro Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), a peça “Eles Não Usam Black-Tie” estreou em fevereiro de 1958, em São Paulo, no Teatro de Arena (Teatro Eugênio Kusnet), com direção de José Renato e trilha sonora de Adoniran Barbosa. A peça ficou mais de um ano em cartaz, feito inédito até então na dramaturgia nacional, e salvou o Teatro de Arena da falência iminente.

Ainda atual - “Eles Não Usam Black-Tie” é protagonizada por pessoas pobres e trabalhadores e tem como pano de fundo uma greve operária realizada na década de 1950. Por meio dos conflitos gerados pela greve, a peça discute não somente as lutas, anseios e contradições da classe trabalhadora, mas os problemas políticos e socioeconômicos do Brasil de uma forma consistente e realista, tornando seu roteiro ainda atual.

Eles não Black Tie1Em 1981, a peça foi adaptada para o cinema, sob a direção de Leon Hirszman, tendo no elenco Gianfrancesco Guarnieri e Milton Gonçalves, que atuaram na montagem original, além de Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, entre outros atores e atrizes. Para o professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira, “O cineasta Leon Hirszman criou uma análise de um Brasil que poucas vezes chegou à tela do cinema nacional com tanta reflexão. E depois de tantos anos de seu lançamento, Eles não usam Black-Tie mantém sua força narrativa e temática e nos motiva a refletir sobre nosso país”. Agraciado com o Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza de 1981, Eles Não Usam Black-Tie é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a  Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Leia aqui o texto de Marco Antonio Moreira.

Serviço:
Exibição do filme Eles não usam black-tie
Dia 09 de janeiro (terça-feira), 15h30 
Classificação etária: 14 anos
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes. Universidade Federal do Pará, no Campus Básico, Guamá, Belém
Entrada franca até a lotação do auditório

Texto e fotos: Divulgação

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br