ETDUFPA apresenta Espetáculo de dança Beija Flor de Fogo Imprimir
Qui, 11 de Janeiro de 2018 10:18

A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio dos discentes  dos Cursos Técnicos em Dança Clássica, Cenografia e Figurino Cênico, turmas do ano de 2017, realizarão no período de 17 a 21 de janeiro/18, em dois horários, de 17 a 19/01, às 20 horas e 20 a 21 às 18 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo de dança, BEIJA-FLOR DE FOGO coordenado pelos professores  Ana Cristina Cardoso, Carlos Dergan e Jaime Amaral. O espetáculo é resultado da Prática de Montagem dos discentes do 1º  ano do Curso Técnico em Dança Clássica do ano de 2017, da ETDUFPA.

Baseado na obra do compositor russo Igor Stravinsky e do coreógrafo Novaiorquino Michel Fokine, Beija Flor de fogo é um bailado em um ato e duas cenas, adaptado para a Amazônia paraense, por meios dos criadores da ETDUFPA. Nesta montagem, a Amazônia se apresenta como lugar mítico de cobiça. A imensidão verde se abre diante dos olhos.

O personagem Karaíba, homem branco, chega pelas águas barrentas do rio mar e o sol tece o dia tornando o cenário brilhante para a encenação. O Beija-Flor de Fogo pássaro de suntuosa beleza, baila no infinito azul, desfraldando em voos de encanto e mistérios, luz que brilha em fogo no céu que faz cintilar Manôa, aldeia dourada, morada das amazonas. É primavera! O vento sopra e faz Karaíba como presente da mãe d’água para as bravas guerreiras amazonas. Cai a noite misteriosamente, e nas profundezas do lago “Espelho da Lua”, brota um grande movimento nas águas é a aparição de Apekuí, encontro místico que gera e faz imergir da água enluarada, seres protetores. Na floresta ninguém entrava antes deste movimento, pois é a morada da feiticeira que encantou as princesas guerreiras. O Karaiba se torna valente e vem para quebrar o encanto que faz prisioneiras as belas amazonas. O céu se fecha em nuvens negras, mas a clara imagem torna o raiar no céu o brilho de fogo que traz ao viajante karaíba e as guerreiras para o sopro dos novos tempos.

Ingressos promocionais a R$10,00 (dez reais) com meia entrada para estudante.

Mais informações pelo celular 98353.6555 (professora Ana Cristina).

O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.

FICHA TÉCNICA:

CENOGRAFIA

CRIAÇÃO DE CENOGRAFIA: Karina Medeiros. Cássia Rejane, Roseane La Roque e  Lucas Belo.

ASSISTENTE DE CENOGRAFIA: Glauce Rocha

DANÇA CLÁSSICA

Bailarinos Solistas:

Beija-Flor: Aline Ferro

Karaiba: Moisés Nascimento

Bruxo: Danilo Rodrigues

Rainha da Amazônas: Karem Santana

Amazonas: Barbara Pontes, Ellen Reis, Emille Lopes, Francineide Silva, Neydiane Castro, Rafaela Marques, Raquel Carneiro, Rayane Silva, Rosana Chagas, Samantha Carmo, Shirley Silva.

Demônios e Monstros: Anderson Oliveira, Carlos Eduardo Silva, Erick Lima, Higor Silva, Natanael Tenório, Rodrigo Ramos, Tácio Gonzaga, Tiago Paixão

FIGURINO CÊNICO

Figurinistas: Lourdes Amaral, Lucas Belo, Inês Rodrigues, Renato Gouvêa, Orcidea Ferreira

Assistentes de Figurino: Edilene Bezarra, Inacyrema Costa, Paula Rocha

PRODUÇÃO

Música: Igor Stravinsky

Direção Coreográfica: Ana Cristina Cardoso, Carlos Dergan e Jaime Amaral

Direção de Visualidade: Micheline Penafort

Iluminação: Natasha Leite

Texto: Ana Maria Castro

Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA.