Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Inscrições e submissões de trabalho abertas para o V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras Imprimir
Qua, 07 de Fevereiro de 2018 10:30

O V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (EBEL) já tem data marcada. Ocorre nos dias 25 e 26 de maio, no Campus Universitário de Bragança, com o tema “Interculturalidades, Saberes e Memórias”. As inscrições já estão disponíveis para ouvintes, e os interessados em submeter trabalhos já podem enviar seus resumos.

O evento tem como objetivo aproximar os estudantes de Letras para a participação nas discussões políticas, culturais e científicas na Amazônia, por meio de reflexões e debates que possibilitem a aplicação das diversas teorias linguístico-literárias estudadas, além de aumentar e legitimar os movimentos e bandeiras de lutas do Movimento dos Estudantes de Letras (MEL).

“O EBEL é uma criação dos estudantes de Letras de meados dos anos de 2004. O Centro Acadêmico de Letras Jorge Ramos resgatou o projeto original e dessa forma reafirmou a importância de liderança e atuação estudantil dentro da Universidade”, informa o coordenador do evento, Luan Duarte. O encontro também contará com a presença de professores/pesquisadores atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado.

Submissão de trabalhos - Os trabalhos apresentados durante o evento deverão, independentemente da categoria em que será apresentado, abordar conhecimentos vinculados a outras áreas. “O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos e professores, sem falar na experiência e convivência em grupo. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais”, ressalta, Luan Duarte.

De acordo com o coordenador, esse tipo de evento é um complemento fundamental para as atividades em sala de aula. “É possível compreender melhor o ambiente acadêmico, conhecer pesquisadores renomados, criar diversos contatos profissionais e, ainda, aprender sobre inúmeros temas relacionados à área que se pretende estudar, uma vez que se permite ampliar as perspectivas dos trabalhos de faculdade”, afirma.

V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras
Data: 25 e 26 de maio
Local: Campus Universitário de Bragança
Inscrições: (1º Lote) 29 de janeiro à 20 de março
R$ 35,00 (Ouvinte)
R$ 50,00 (Apresentação de trabalho)
Haverá certificação de 25h aos ouvintes e aos que apresentarem trabalhos.
Mais informações pelo site.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação UFPA