IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte recebe submissão de trabalhos

• Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 08:25
  • Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 08:25

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, que irá ocorrer em Belém, de 16 à 20 de dezembro. Dentro do evento será realizado ainda o Encontro regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e a Jornada Arte Educação do Prof-Artes. O Fórum ocorrerá na Casa das Artes, de 8h30 às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro, aqui.

A partir do tema “Cruzamento da Arte”, a intenção da realização é discutir sobre as demandas da atualidade na área das relações entre a Arte e outros campos de conhecimento. Os eventos serão feitos conjuntamente, pois este método tem sido usado em diversas conferências acadêmicas e de Associações Profissionais na área da arte. Nesse encontro será potencializada e aberta a discussão sobre as possibilidades de aprofundamento do objetivo de cada um dos eventos.

“Nas atividades do IX Fórum, propomos discussões sobre a relação entre arte, sociedade e política, que reflete no tema proposto. Podemos definir como uma estratégia de sobrevivência, neste momento de perdas sociais, educacionais e culturais para a arte. O Encontro da ANPAP fará a primeira reunião dos associados na Região Norte, buscando a troca de conhecimento das pesquisas dos associados. E o Prof-Artes vai possibilitar um aprofundamento das questões educacionais que envolvem o campo de conhecimento da arte”, explica a professora Valzeli Sampaio, presidente da comissão de organização.

Fórum Bienal de Pesquisa em Arte  - O Fórum busca promover a produção de estudos e visibilidade no campo de conhecimento da grande área das Artes, e a todos os interessados no campo epistemológico e suas interfaces, estéticas, políticas, modos de ser e estar, na cultura e nas memórias. “O evento apresenta-se para a comunidade como a oportunidade de acompanhar as discussões a partir das questões propostas pelo tema, e aproximar-se da complexidade que implica o fazer e produzir arte, a partir do ponto de vista de seus produtores”, garante a professora Valzeli Sampaio.

Está edição terá como áreas temáticas (comitês): Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes; Poéticas e Processos de Atuação em Artes; e Memórias, História, Crítica e Educação em Artes. A estrutura será composta por Sessões de Comunicação Oral, Sessões de Apresentação de Pôsteres, Mesas Redondas e Conferências.

Toda programação é voltada a estudantes de graduação, iniciação científica, professores e alunos de cursos formais e não formais, e demais atores da educação informal em Artes, que abordem sobre práticas e pesquisas relacionadas a um dos Comitês do Fórum, e a todos os interessados.

Inscrição – As inscrições para submeter trabalhos e para o evento podem ser feitas aqui, até o dia 15 de novembro. Todos os critérios para quem irá submeter trabalhos estão disponíveis no Edital. A taxa de inscrição para quem vai submeter trabalhos é de R$ 30,00 (trinta reais) para estudante graduação, R$ 60,00 (sessenta reais) para estudante Pós-Graduação e para Arte educador do ensino básico, e de R$ 100,00 (cem reais) para professor de ensino superior e para profissional da área.

A submissão de trabalhos pode ser feitas nas modalidades Comunicação Oral (destinado aos artigos) e apresentação de pôster. Cada trabalho deve ser submetido a uma das áreas temáticas (Comitês) do Fórum. Cada Comitê receberá, avaliará e selecionará resumos expandidos e artigos referentes a pesquisas finalizadas ou em andamento que podem ou não estar relacionadas ao tema do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte. Nas duas modalidades devem ser submetidos resumos expandidos para participar do evento. Os trabalhos podem ser submetidos no site do evento.

ANPAP - O Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas destinam-se a reunir pesquisadores membros da associação para ativar discussões sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no corrente ano. Os Encontros Regionais da ANPAP possuem organização própria e contam com o apoio do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.

Jornada Arte Educação do PROF-ARTES - Destinam-se a reunir professores, artistas, pesquisadores, técnicos para possibilitar aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da arte, com vista a discussões, reflexões. A Jornada Arte Educação do Prof-Artes acontece nos dias 17 e 18 de dezembro de 2019. Na programação da Jornada haverá conferência, mesa redonda, espetáculo, exposição, sessões de comunicações e concerto musical.

IX.Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e Jornada Arte Educação do Prof-Artes.

Prazo final da submissão de trabalhos: 15 de novembro
Data do evento: de 16 à 20 de dezembro
Hora: de 8h30 à 21h (os horários podem ser mudados de acordo com o dia do evento)
Local: Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré, Belém – PA