Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária promove curso a partir desta quinta-feira Imprimir
Qui, 08 de Março de 2018 11:00

O Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária (GESOL/FECAMPO), junto ao Projeto Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários-CNPQ, irão promover o curso A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária e o I Café com Agroecologia do GESOL. Visando permitir reflexões sobre Economia Solidária e sua relação com o desenvolvimento territorial sustentável, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de março, na UFPA Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

O curso tem como objetivo apresentar para as lideranças do movimento social do campo, gestores públicos e a comunidade acadêmica do campus universitário do Baixo Tocantins as possibilidades de políticas de desenvolvimento territorial voltadas para o combate a pobreza e para a construção social de mercados e redes de cooperação, no âmbito da Economia Solidária.

De acordo com o coordenador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Dinâmica do Trabalho e Gestão Territorial na Amazônia Oriental, professor Armando Lirio de Souza, a temática é importante por dar destaque à produção familiar, às políticas públicas de apoio e fortalecimento da governança territorial e do mercado institucional de alimentos.

“Neste sentido, os protagonistas desta ação são os agricultores (as) familiares, homens, mulheres e jovens responsáveis pela produção de alimentos e garantia da segurança alimentar e nutricional de nossa população”, completa o professor.

Serão apresentadas uma síntese das interpretações sobre Economia Solidária; e categorias analíticas que permitam compreender a economia solidária em sua trajetória; além de se promover a reflexão sobre a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento territorial.

Economia Solidária - Economia Solidária representa o conjunto de atividades que contribui para a organização da produção e do consumo de formas democráticas que garantam o engajamento de grupos (empreendimentos), dentro de princípios; como a igualdade de oportunidades, a preservação do meio ambiente, a luta por justiça social e principalmente que possa garantir direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs.

Este conceito surgiu como uma resposta de grupos sociais, às contradições do sistema capitalista e às imperfeições das relações de mercado, onde uma parcela da população excluída do mercado de trabalho “formalizado” busca sua sobrevivência coletivamente. Neste caso faz-se necessário o fortalecimento de Redes de Cooperação Solidária enquanto forma de organização territorial dos Empreendimentos Econômicos Solidários e como estratégia para dinamização dos territórios.

Programação – O Curso A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária e o I Café com Agroecologia do GESOL é direcionado a acadêmicos e profissionais de diversos campos do conhecimento, movimentos e organizações socioprodutivas, agricultura familiar, gestores públicos, gestores de organizações não governamentais e demais interessados na temática.

A programação será composta pela palestra “Abordagem do Desenvolvimento Territorial e Redes de Economia Solidária – Campus Cametá”, por Armando Lírio de Souza (FACECONICSA-UFPA), durante as manhãs e tarde dos dias 8 e 9 de março.

Além disso, no dia 8 de março, a partir das 18h, ocorre o I Café com Agroecologia do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia, e Economia Solidária – GESOL - em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Será realizado o Cine & Debate-Roda de Conversa “Organização Social, Trabalho, Mulheres do Campo e Agroecologia na Amazônia Tocantina”. Filme: “A Vida de Margarida”, com Silvaneide Santos Côrte Brilho (FECAMPO-UFPA).

A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária/ I Café com Agroecologia do GESOL

Data: 8 e 9 de março de 2018

Local: UFPA Campus Universitário do Tocantins/Cametá