Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Tudo pronto para o Trote Solidário e Sustentável 2018 Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 12 de Março de 2018 10:55

O Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” chega à sua sétima edição cumprindo o papel de sensibilizar a comunidade universitária, especialmente os novos alunos, sobre a importância da prática da Coleta Seletiva Solidária, programa socioambiental implantado em 2009 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, o trote ocorrerá no período de 12 a 15 de março, das 8h às 12h, ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), como parte da programação da Semana do Calouro da UFPA.  A ação tem contribuído para fortalecer o exercício da cidadania, bem como para a construção de sujeitos e profissionais críticos e atuantes na sua realidade social.

Breve histórico -  A participação da Comissão Coleta Seletiva Solidária (CCSS) e da Prefeitura Multicampi na Semana do Calouro UFPA teve início em 2012. Faltando uma semana para a realização da Semana do Calouro, daquele ano, surgiu a ideia da arrecadar o papel utilizado pelos calouros durante sua preparação para o vestibular. E, para que um volume considerável de papel não chegasse aos aterros sanitários, surgiu o trote, inicialmente intitulado “Transformando Papel em Cidadania”. Embora, naquele ano, a participação dos calouros tenha sido pequena, em razão do curto espaço de tempo para divulgação, a iniciativa foi o ‘pontapé inicial’ que serviu como aprendizado base para as edições seguintes. A partir de 2013, passou a ser chamado de Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” e, desde então, a organização do evento tem observado o aumento da participação da comunidade universitária e externa à Universidade. A partir de 2016, vem recebendo o apoio da Administração Superior e, neste ano, fará parte da programação oficial de maneira mais ampla.

Resultados e Importância - De 2012 a 2017, o trote já arrecadou um total de 7.116,690 Kg de papel, tornando-se elemento fundamental para a sensibilização acerca da destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pela população. Por tratar-se de uma temática global, o trote desperta a necessidade de debates sobre o papel do aluno como cidadão e o papel da UFPA no que diz respeito à divulgação dos aspectos socioambientais contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, ao mesmo tempo, contempla o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS). Desta forma, todo o material arrecadado é destinado às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis da Região Metropolitana de Belém, atendida por meio do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFPA.

Atividades desenvolvidas durante a ação – As atividades consistem no recebimento do material doado pelos calouros (apostilas, rascunhos, cadernos e livros que não podem ser reutilizados), da triagem, da pesagem e da aplicação de um questionário, que visa revelar o perfil do conhecimento socioambiental dos alunos ingressantes. Outro momento importante são as orientações acadêmicas, que ocorrem nas faculdades para divulgar o trote e informar os calouros sobre a importância da sua participação. Todas as atividades do trote contam com a participação dos alunos veteranos da UFPA que atuam como voluntários.

Serviço:
Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”
Período: 12 a 15 de março de 2018
Horário: das 8h às 12h
Local: Ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
As doações poderão ser feitas após esse período. O material deve ser depositado nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), distribuídos pela Cidade Universitária, ou ainda levados à Central de Materiais Recicláveis, localizada próximo ao setor de transportes da UFPA.
Para mais informações: (91) 3201-7370 ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Texto e arte: Equipe Organizadora do Trote

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br