Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Servidores da UFPA devem realizar Exames Periódicos em Saúde Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 09 de Abril de 2018 10:09

Os Exames Periódicos em Saúde já podem ser realizados pelos servidores da Universidade Federal do Pará, conforme cronograma convocatório estabelecido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), o qual tem sido divulgado mensalmente. A convocação é feita pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), por meio de mensagem enviada aos e-mails cadastrados. Por isso, é importante que os servidores estejam atentos à caixa de entrada do endereço eletrônico informado na plataforma.

Os Exames Periódicos em Saúde tratam-se de exames clínicos, laboratoriais e de imagens realizados anualmente pelos servidores, cujo objetivo principal é detectar precocemente e prevenir o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não. A partir deles é possível fazer um levantamento dos agravos e riscos à saúde e à qualidade de vida do servidor, subsidiando, assim, a implementação de ações de promoção e prevenção à saúde na Instituição.

Caso o servidor não concorde em realizar o exame periódico, deve assinar o termo de recusa disponível no mesmo link enviado para convocação e entregar uma via na Unidade SIASS/UFPA que será arquivada em seu prontuário.

Passo-a-passo - Após receber a convocação, os servidores devem acessar o Sigac para realizar a confirmação e emissão das guias de exames. Para isso, ao acessar o sistema, é preciso clicar no botão “Saúde do Servidor” e em seguida na opção “Confirmação de Realização de Exame Periódico”. Feito isso, será exibida a lista de exames solicitados. Com a concordância do Termo de Consentimento marcado, basta clicar em “Emitir Guias”.

É necessário, ainda, que o servidor preencha o questionário, contendo perguntas individuais que vão orientar o médico do trabalho durante a avaliação clínica. Com as guias impressas, o servidor deve se dirigir a uma das unidades credenciadas: Laboratório Beneficente de Belém, Laboratório Sabin, mamografias na Clínica Lobo e exame de acuidade visual na Clinica de Olhos Dr. Sergio Cruz. Os endereços e contatos das clínicas e laboratórios estão disponíveis na última página das guias impressas dos exames.

Avaliação - De posse dos resultados, o servidor deve agendar sua avaliação clínica na Unidade SIASS/UFPA, localizada no Prédio do Vadião, pelos telefones (91) 3201-7541 e 3201-8307, ou diretamente com um dos médicos da GEAP (contato disponível na ultima folha das guias impressas) credenciados para este fim, para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

A avaliação clínica dos servidores lotados nos campi do interior obedecerá calendário de disponibilidade da equipe médica em cada município ou o servidor pode agendar sua avaliação em Belém.

Produtividade no trabalho - Para a Instituição, o beneficio da realização anual dos exames periódicos está  na manutenção da saúde e boa qualidade de vida para os servidores, que são o maior patrimônio da Instituição, uma vez que Saúde e qualidade de Vida estão diretamente associadas à melhor qualidade e produtividade no trabalho.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta que “realizado por meio dos exames clínicos e avaliações laboratoriais, o exame médico periódico é uma ação preventiva e se justifica pela necessidade de se acompanhar o estado de saúde dos servidores, a fim de detectar precocemente o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não, bem como promover a saúde dos mesmos.”

Serviço:
Exames Periódicos em Saúde
Mais informações: Unidade SIASS/UFPA – Prédio do Vadião
Contatos: (91)3201-8307 / 3201-7541/ 3201-8312 / E-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Texto e arte: Divulgação / Progep

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br