E-mail
Inscrições abertas para o VIII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 13 de Abril de 2018 10:13

O VIII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida, será realizado no período de 23 a 26 de maio de 2018, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico teve início em 2009, desde então, tem sido renovado anualmente, conforme Portaria 033/2017 e, certamente, terá renovação por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazônica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas, além de novos dramaturgos em constante processo de escrita. De maneira que não há como interromper o projeto e a realização dos seminários. Assim, para divulgar obra dos dramaturgos catalogados e estudos sobre dramaturgia, realizamos todo ano, no mês de maio, Seminário de Dramaturgia Amazônida. O evento é aberto ao público em geral, cujos objetivos são os de reunir dramaturgos, pesquisadores, estudantes e amantes do teatro; repassar experiências de elaboração textual às novas gerações; demonstrar as diversas possibilidades de se trabalhar com texto teatral; divulgar a produção dramatúrgica antiga e recente. Em maio/2017 ocorreu o VII Seminário de Dramaturgia Amazônida e, a partir deste, todos serão internacionais. Estive em estágio pós-doutoramento, na Universidade de Lisboa, com apoio CAPES – caso contrário, não teria ido – além dos estudos desenvolvidos durante o estágio, conheci e mantenho contato com pessoal de teatro, artistas, pesquisadores. Todos se dispuseram a participar do nosso evento, de maneira que, além de trazerem estudos sobre a dramaturgia portuguesa, dialogam e conhecem os estudos de dramaturgia e diversas montagens de espetáculos desenvolvidos aqui, na Universidade Federal do Pará, mais especificamente na Escola de Teatro e Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). Esse intercâmbio tem estimulado a ida de estudantes para Portugal e, naturalmente, logo teremos estudantes portugueses a desenvolver pesquisas na região.

O evento, este ano está associado às comemorações dos 60 anos UFPA, à agenda da programação do PPPGARTES e do Teatro Universitário Cláudio Barradas. Esta edição contou com apoio do Edital PAEV/2018-UFPA.

Contribuição para a sociedade: Em justificativas anteriores, já registramos a produção do projeto. Agora destacamos a organização da obra completa de outro importante dramaturgo do Pará, Ramon Stergmann, homenageado e tema de palestra do II Seminário, realizado em 2011. Outro livro publicado no VII Seminário, Memória dos Seminários de Dramaturgia Amazônida, com textos dos eventos realizados de 2010 a 2015, e-book, pela EditAedi-UFPA. (http://editaedi.ufpa.br/index.php/lancamento). Memória do VII Seminário/2017, a ser lançado em maio/2018, apoio CAPES. Assim, repassamos ao público os resultados do seminário, o acesso às publicações tem sido constante e a utilização dos textos, por parte dos estudantes, pesquisadores e artistas. Há necessidade crescente de manter evento dessa natureza na região amazônica, em diálogo com demais estados e parte da Europa, por ora.

O projeto, a partir das inúmeras possibilidades de estudos, iniciados na segunda fase, se filia, prioritariamente, à linha de pesquisa “Trânsitos e estratégias epistemológicas em artes nas amazônias. Estudos teórico-reflexivos sobre as práticas e os modos transitivos do conhecimento em arte, considerando-se a produção de saberes estéticos locais na fricção, na mestiçagem e na hibridação com saberes de quaisquer outros territórios geopolíticos, constituintes dos modos de relação entre o local e o global”. Esta é uma das linhas do Programa de Pós-Graduação em Artes-PPGArtes (ICA-UFPA). Este projeto dialoga, ainda, com o projeto de pesquisa Poéticas da modernidade: correspondência entre as artes: literatura e cinema: da palavra à imagem e vice-versa, produzindo artigos – publicados em livros – a exemplo do que reuniu artigos produzidos a partir do seminário ministrado, pelos respectivos coordenadores dos projetos, no PPGArtes.

O Seminário de Dramaturgia Amazônida é coordenado pela Profa. Dra. Benedita Afonso Martins (Bene Martins, cf. Lattes), professora da Escola de Teatro de Dança da UFPA (ETDUFPA) e do PPGartes, além de equipe de professores do ICA, de bolsistas voluntários e orientandos da graduação e pós-graduação. A continuidade se faz necessária, já que é uma forma de socializar os resultados do projeto de pesquisa, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a artística, além de contemplar os alunos das Licenciaturas, dos Cursos Técnicos de Formação em Ator, do PPGArtes e professores do ensino básico, para que despertem o interesse e promovam estudos, cujas pesquisas enfoquem as artes cênicas e as diversas facetas da dramaturgia, como a teledramaturgia, a análise e a produção textual para a cena, as variadas estéticas de montagem etc..

O apoio financeiro, PAEP-CAPES-UFPA, possibilitou a realização de sete Seminários e a internacionalização do evento. O Seminário terá continuidade com uma das convidadas, Rui Pina Coelho, da Universidade de Lisboa; Jorge Louraço Figueira, ESMAE-PT; Fernando Limoeiro, diretor do Teatro da UFMG; além de convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Belém do Pará, conforme programação. Tal ampliação decorre do vínculo institucional já firmado entre UFPA e UFMG, a partir do Doutorado Interinstitucional em Artes (DINTER), iniciado neste ano de 2016, e aprovação de projeto interinstitucional UFPA-Universidade de Lisboa, coordenado por mim e por Maria João Brilhante. Edital PACI-2017-UFPA. Um dos convidados, além de proferir palestras, ministrará oficina para nossos professores e estudantes, após o período do Seminário. Dentre os convidados, dois são do Pará, para que exponham seus trabalhos desenvolvidos in locus e sejam divulgados no Brasil e em Portugal, por exemplo.

Todo seminário, desde o I, homenageia um dramaturgo amazônida para, além do reconhecimento do trabalho deles, os tornam mais próximos do público. Esta edição VIII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida, homenageará o escritor/dramaturgo Edyr Augusto Proença. Não há como interromper este tipo de evento. A repercussão e resultados dos seminários, é altamente positiva. Novos dramaturgos surgem constantemente, todos em busca de outros horizontes. Este é um dos compromissos do seminário, divulgar, manter, ampliar, publicar, fazer circular o acervo do projeto de pesquisa, para atender parte dessa lacuna na memória cultural dos povos amazônidas. Projeto: Memória da Dramaturgia Amazônida: Construção de Acervo Dramatúrgico, tem feito essa articulação entre o que existe em termos de peças escritas e o que ainda se produzirá, além das publicações de obras, artigos e dissertações acadêmicas.

Período de inscrição: 15/04 a 23/05/2018

https://matheuseabra.github.io/dramaturgia/ (somente on-line)

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br