Ica divulga inscrições para assistência estudantil para alunos da ETDUFPA Imprimir
Sex, 13 de Abril de 2018 11:55

O Instituto de Ciências da Arte (ICA) através da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio da Coordenação Geral dos Cursos Técnicos, torna público o lançamento do presente Edital 005/2018 ICA/UFPA – SETEC/MECe e convida aos discentes dos Cursos Técnicos da ETDUFPA (Cenografia, Dança - Dança Clássica, Dança - Intérprete-criador, Figurino Cênico, e Teatro), a participarem do processo de seleção para o recebimento do auxílio financeiro da Bolsa Assistência Estudantil, em acordo com o Programa de Assistência Estudantil da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e do ICA/ETDUFPA/UFPA.

O Edital destina-se a identificar e selecionar alunos dos Cursos Técnicos da ETDUFPA/ICA/UFPA ingressos via Processo Seletivo, para contribuir com a melhoria das condições econômicas, sociais, políticas, culturais e de saúde dos discentes, bem como buscar alternativas para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, conforme o que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução CNE/CEB nº 6/2012). Desse modo, objetiva prevenir e minimizar a reprovação e evasão escolar por meio de recebimento financeiro de bolsa de Assistência Estudantil. Seu público alvo são os alunos regularmente matriculados e assíduos nos Cursos Técnicos da ETDUFPA/ICA/UFPA, prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Serão disponibilizadas 95 (noventa e cinco) bolsas mensais no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para alunos dos cursos técnicos, pagas em 8 (oito) parcelas a contar a partir da HABILITAÇÃO FINAL deste edital, visando auxílio financeiro com o custeio pessoal e parcial das despesas com transporte, alimentação e material didático-pedagógico ao estudante que não possui condições de arcar com o referido custeio em sua totalidade.

As inscrições no processo seletivo serão realizadas na secretaria da ETDUFPA, situada na Rua D. Romualdo de Seixas, 820- Umarizal- Belém/PA, no período de 02 de abril de 2018 a 13 de abril de 2018.

Para inscrever-se no processo seletivo, os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente em envelope identificado com NOME COMPLETO e CURSO, os seguintes documentos:

Questionário socioeconômico preenchido. Comprovante de matrícula via SIGAA; Comprovante de residência atualizado, podendo ser: conta de luz; conta de água, conta telefônica ou carnê do IPTU (original e cópia). Nos casos em que o comprovante de residência não esteja no nome do aluno ou de seus pais, deve o aluno apresentar declaração de moradia, com cópia do RG e CPF do proprietário ou responsável pelo imóvel; 01 (uma) Cópia do RG e do CPF de cada um dos membros da família listados no Questionário Socioeconômico. Em caso de menores de 18 (dezoito) anos de idade, pode apresentar cópia da Certidão de Nascimento; Comprovantes de renda bruta recebida nos últimos 03 (três) meses anteriores à data de publicação deste edital, do candidato e de cada um dos membros da família maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, listados no Questionário Socioeconômico.

A seleção consistirá na avaliação dos documentos apresentados no ato da inscrição, verificando-se a procedência e fidedignidade das informações prestadas. Os documentos serão avaliados pela comissão de seleção, composta pelos Coordenadores dos Cursos Técnicos da ETDUFPA, presidida pela Coordenação Geral dos Cursos Técnicos.  Terão preferência para o recebimento da bolsa os candidatos que tenham comprovadamente maior grau de vulnerabilidade socioeconômica, adotando-se os seguintes critérios de classificação e desempate: 1. Menor renda familiar bruta per capita; 2. Maior quantidade de membros familiares desempregados e/ou sem renda [estudantes e pessoas com menos de 18 (dezoito) anos de idade]. 3. Maior idade do candidato. Após o julgamento dos recursos, a Coordenação Geral dos Cursos Técnicos da ETDUFPA divulgará o resultado final no dia 20 de abril de 2018.

Os estudantes selecionados para a obtenção do auxílio financeiro constante deste Edital, sob o nome de Bolsa Assistência Estudantil, conforme resultado divulgado pela ETDUFPA, devem obrigatoriamente se encontrar matriculados no Período Letivo de 2018 e frequentando o respectivo curso técnico

Os estudantes selecionados para a obtenção do auxílio financeiro constante deste Edital, sob o nome de Bolsa Assistência Estudantil, conforme resultado divulgado pela ETDUFPA, deverão assinar um TERMO DE COMPROMISSO junto à Coordenação Geral dos Cursos Técnicos, 20 de Abril de 2018 e ficam obrigados a cumprir com as atividades previstas nos cursos técnicos, ao longo do ano, compreendendo o prazo previsto para sua integralização curricular, devendo ao término do referido período letivo apresentar Histórico Escolar atualizado que comprove seu desempenho acadêmico, caso solicitado pela ETDUFPA.

Todos os resultados serão anunciados na secretaria da ETDUFPA e fixados no quadro de avisos da secretaria, nas datas e prazos já informados no presente Edital, em anexo.

Mais informações pelo fone: (91) 3212.5050

A ETDUFPA, fica situada na Rua D. Romualdo de Seixas, 820- Umarizal- Belém/PA.

Edital:

Anexos: