Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia até 23 de abril Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 16 de Abril de 2018 09:46

Continuam abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Voltado para graduados em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com Habilitação em Biologia, o edital é regido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), porém, no Norte, é oferecido pela UFPA. O curso disponibiliza um total de 500 vagas, e a inscrição, no valor de 200 reais, deve ser realizada pelo link, até as 17h do dia 23 de abril. Confira o edital aqui.

Inscrições - Para se inscrever, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição, informando o CPF e o número do documento de identificação. Após o preenchimento, será gerado o boleto bancário no valor de 200 reais, que deverá ser pago até o dia 23 de abril. Candidatos com deficiência deverão solicitar condições especiais para a prova na página de inscrição. Também deverão preencher e enviar o Requerimento de Atendimento Especial para Realização da Prova (com laudo médico) para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e para o endereço da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE/UFMG), até 24 de abril. O comprovante de inscrição será disponibilizado no site a partir de 16 de maio e deve ser apresentado com o documento de identificação, no dia da realização da prova.

Processo Seletivo - O processo de Seleção consistirá em uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha. As perguntas serão referentes aos temas de Biologia do conteúdo programático do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de Biologia, disponível aqui. O exame será realizado no dia 27 de maio, das 14h às 18h (horário de Brasília). No entanto é necessário que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, já que os portões ficarão abertos das 13h às 13h45. O gabarito oficial será liberado a partir de 27 de maio, no site da COPEVE, e o resultado final será divulgado a partir do dia 14 de junho, na mesma página.

PROFBio - O mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional e visa qualificar professores de Biologia para o ensino médio. Desse modo, o curso busca melhorar a atuação e o desempenho do professor em sala de aula, tanto em relação quanto em estratégias de ensino. As aulas do Profbio ocorrerão uma vez por semana. A turma selecionada pelo Edital 2018 terá aula presencial na UFPA todas as terças-feiras, durante 24 meses.

Exigências - O candidato aprovado deverá apresentar: diploma de graduação original devidamente registrado no Ministério da Educação; comprovante de efetivo exercício de docência em Biologia, no ensino médio na Rede Pública de Ensino do País; comprovante(s) do(s) tempo(s) de serviço como docente no serviço público e documento de identidade com foto.

Uma vez classificado, o aluno deverá estar em efetivo exercício de docência em Biologia, no ensino médio na Rede Pública de Ensino do País, enquanto permanecer cursando o PROFBio. Portanto não poderá solicitar licença para cursar o PROFBio.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br