XV Jornada do Grupo de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” recebe submissão de trabalhos Imprimir
Qui, 10 de Maio de 2018 09:14

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR/PA), recebe, até 1º de junho, inscrição de trabalhos para apresentação na XV Jornada Nacional, intitulada "História da Educação entre os desafios da Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Básica”. O evento será realizado no período de 8 a 10 de agosto de 2018, na UFPA.

A XV Jornada Nacional do HISTEDBR visa à difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de perspectiva histórica da área de Educação, realizados e/ou em andamento, tanto por alunos de graduação, pós-graduação bem como por docentes de instituições de ensino superior, públicas e privadas e da escola básica, direta ou indiretamente envolvidos com os diversos grupos do HISTEDBR no Brasil.

A professora Maria José Aviz do Rosário (NEB/UFPA), integrante da organização do evento, explica que as jornadas são frutos das experiências bem sucedidas de eventos com recorte regional e temático, da necessidade de aproximar o GT da Unicamp dos demais GT espalhados pelo Brasil, e das transformações da pós-graduação no país, com demanda crescente por apresentação e publicação da produção acadêmica.

“A ampliação dos debates e do volume da produção acadêmica transparece nos diversos eventos promovidos pelo Grupo; esses eventos têm estimulado a discussão sobre a história da educação brasileira; despertado o interesse na apresentação de pesquisas já elaboradas ou em andamento, favorecendo o intercâmbio acadêmico-científico; assim como também constituem um espaço de encontro de educadores e pesquisadores dessa área”, completa.

O HISTEDBR receberá, até 1º de junho, inscrição de trabalhos para apresentação na modalidade comunicação científica, que seja resultado de pesquisa, extensão, trabalhos acadêmicos e de estudos realizado na área de História da Educação. O trabalho deve se inserir em uma das linhas dos Grupos de Trabalhos (GT), da Jornada.

Confira todos os grupos de trabalho e comissões no site do evento.

Objetivos - A Jornada de 2018 tem como objetivos instigar o desejo de investigação sobre a produção do conhecimento histórico na Amazônia, buscando sua compreensão e contribuição nos campos histórico e metodológico local e nacional; socializar a produção acadêmica sobre a história da educação da Amazônia por meio da análise e da crítica entre os pesquisadores da região e do Brasil; e incentivar a inserção de novos pesquisadores em história da educação da Amazônia, no debate nacional tendo em vista a formação de uma rede de pesquisadores nesse campo de pesquisa.

Além disso, o evento tem a finalidade de publicar um livro com o resultado dos trabalhos apresentados na Jornada; fortalecer o Museu da Educação Amazônico e Centro de Memória da Educação; e contribuir com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica –PPEB, na interlocução no campo e área da História da Educação.

Inscrição – Direcionadas aos pesquisadores do campo da História e da Educação, e ao público em geral, as inscrições para a Jornada devem ser realizadas pelo site do evento. Será entregue certificado de 40h aos participantes.

XV Jornada Nacional do HISTEDBR

Data: 8 a 10 de agosto de 2018