Inscrições de propostas para o PIBIC encerram-se no dia 14 de maio Imprimir
Sex, 11 de Maio de 2018 08:39

As inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem ser feitas na página eletrônica do SIGAA, conforme orientações lançadas em Edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). O prazo encerra-se no próximo dia 14 de maio.

O processo de seleção das propostas de projetos no âmbito do Pibic consiste na avaliação da produção acadêmica dos docentes. O orientador contemplado com bolsa do Pibic-CNPq poderá indicar um aluno que pertença a qualquer curso de graduação público ou privado do país, não necessariamente da Universidade Federal do Pará. O docente contemplado com as demais categorias de bolsas só poderá indicar aluno matriculado na UFPA.

A finalidade do Pibic é apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e qualificar o ensino de graduação na Universidade. Para isso, são concedidas bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica a graduandos que recebem orientação de docentes e técnicos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na Instituição.

O Programa deste ano compreende oito subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic/UFPA Campi do interior, Pibic/UFPA EBTT, Pibic-AF/UFPA, Pibic-UFPA/PcD, Pibic/CNPq, Pibic-AF/CNPq e Pibiti/CNPq. Cada um tem seus critérios de participação, conforme constam no Edital de Seleção.

Para os subprogramas Pibic/UFPA, Pibic-AF/UFPA, Pibic-UFPA/PcD, Pibic/CNPq e Pibic-AF/CNPq podem concorrer docentes e técnicos doutores do quadro permanente, professores aposentados com contrato de professor voluntário e atuação na pós-graduação stricto sensu e professores visitantes da UFPA, com contrato de trabalho registrado na Progep, desde que possuam projetos aprovados nas Unidades e atuação na pós-graduação stricto sensu.

Já no subprograma Pibic/UFPA Campi do Interior, podem concorrer apenas docentes lotados nos campi do interior, com título de mestrado ou doutorado; e para o subprograma Pibiti/CNPq, apenas docentes doutores com perfil na área desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Para o subprograma Pibic/UFPA EBTT, poderão concorrer apenas os docentes do quadro permanente da Escola de Música (EMUFPA), Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e Escola de Aplicação. Estes também poderão ser contemplados com bolsas dos demais subprogramas.

As bolsas - Para esta seleção, são ofertadas 610 bolsas, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada, e duração de 12 meses, com vigência de agosto de 2018 a julho de 2019. Para participar do certame o orientador deverá apresentar requisitos exigidos de acordo com cada subprograma. Para saber mais, acesse aqui o Edital.

No subprograma Pibic-AF (Ações Afirmativas) poderão ser contemplados com bolsa apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas (Pibic-AF/CNPq), ou que se encontrem em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEst).

A incorporação da nova categoria de bolsa Pibic-UFPA PcD consiste contemplará apenas graduandos que ingressaram na UFPA por meio das cotas para pessoas com deficiência, ou PcDs que se encontrem em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEst).

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação