Hospitais Universitários comemoram a Semana de Enfermagem Imprimir
Sex, 11 de Maio de 2018 08:44

No período de 14 a 17 deste mês, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza a "Semana de Enfermagem do Complexo Hospitalar UFPA-Ebserh". O evento é destinado a todos os profissionais da área que atuam nos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), com o objetivo de promover atualização profissional e troca de experiência entre enfermeiros, técnicos, assistentes e alunos de Enfermagem.

A programação está pautada no tema central da 79a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), "A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar", que ocorrerá de 12 a 20 de maio. As divisões de Enfermagem do HUBFS e HUJBB, chefiadas pelas enfermeiras Tereza Cristina Martins e Elaine Souza, respectivamente, elaboraram com suas equipes várias atividades para integrar os profissionais, com abertura na segunda-feira, 14, às 9h, no Centro de Estudos do Barros Barreto, com a conferência "Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar", ministrada pela professora da Faculdade de Enfermagem (FaEnf) da UFPA, Aline Maria Pereira.

Ao longo de toda semana, uma série de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos é promovida nos HU's. No Barros Barreto, ocorre nos dias 14 e 15, enquanto  no Bettina será nos dias 16 e 17. Veja programação completa aqui.

Homenagem - A Semana Brasileira de Enfermagem é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem e foi instituída em 1940, idealizada pela então diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio, em alusão ao nascimento da enfermeira Florence Nightingale, no ano de 1820. Encerra-se no dia 20, para lembrar o ano de falecimento de Anna Nery, 1880.

No dia 12 de maio, enfermeiras e enfermeiros de todo o Brasil comemoram o Dia Internacional da Enfermagem, instituído no Brasil pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1938. Foi também no dia 12 de maio, em 1960, que o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, com o objetivo de oficializar a "Semana da Enfermagem".

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Silvia Giese – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.