Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Programa de Pós-Graduação em Artes e Museu da UFPA celebram Dia Internacional dos Museus Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 14 de Maio de 2018 08:50

Como parte da celebração da 16ª Semana Nacional de Museus, o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e o Museu da UFPA (MUFPA) realizarão o evento Hiperconectados: Museus, estratégias e conexões. A celebração, composta de mesas, palestras e reflexões acerca do tema, ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, no MUFPA. Abertas ao público, as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Segundo a diretora do MUFPA, professora Jussara Derenji, a comemoração visa valorizar os espaços de memórias e de cultura no Brasil, assim como ampliar a relação entre comunidade e museus. Outro objetivo é propor uma reflexão sobre as possibilidades de conexão, baseado no diálogo, com aproximação e troca de conhecimentos entre grupos diferentes.

Além disso, de acordo com a docente do PPGARTES e coordenadora do evento, professora Rosangela Britto, “o objetivo é promover uma reflexão crítica sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo hiperconectado, questionar como essa hiperconexão ocorre em um território de terceiro mundo, numa dimensão circundada de floresta, observando o seu contexto sociopolítico e as redes de relações on-line ou off-line que são ativadas em fluxos e deslocamentos por meios digitais e não digitais.”

Programação - Tem início dia 17 de maio, às 8h30, com a palestra ”Museu da Universidade Federal do Pará e os 60 anos da Universidade”, ministrada pela professora Jussara Derenji. O restante do dia será composto com mesas com as temáticas ”Trecos e as ‘Agências das Coisas’ - Abordagens (inter)disciplinares” e ”Coleções, História e Ciência da Informação – Processos de Salvaguarda e Comunicação”.

A sexta-feira, 18, contará com a mesa de abertura ”Artes Indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e artefatos”, com a curadora Lúcia Hussak Van Velthem e mediação de um dos coordenadores do evento, professor Orlando Maneschy. Em seguida, separadas por intervalos, serão realizadas três mesas temáticas. Ao fim do evento, às 18h, será lançado o Catálogo da Coleção 2016 - VII Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, organizado pelo professor da Universidade da Amazônia (Unama), professor Mariano Klautau Filho.

Importância - Para a professora Rosangela, o intuito “é pensar o museu inserido em um contexto contemporâneo, visualizando o seu papel como produtor de conhecimento”. Os museus, como lar de patrimônios materiais e imateriais, devem ser locais de conexão com a população: “A conectividade hoje alcança uma vasta gama de ações e formas distintas de acesso, por isso é importante que o Museu se una à discussão nacional e internacional desse assunto na forma com que se insere nas ações e na integração com o público atual e nas possibilidades de alcance de novos públicos por meios mais variados, seja na virtualidade, seja na ampliação das participações presenciais”, explica o professor Orlando.

Temática - O tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), reúne críticas voltadas à importância de museus na atualidade. Com a internet e hiperconexões, é preciso manter as relações entre os variados atores que atravessam os museus em diversas dinâmicas.

“Na contemporaneidade, permeada por novas mídias que conectam o mundo e também a conexão humana, preocupa-se em pensar como um território interconectado reflete as fricções e fluxos comunicativos encadeados nos museus, em processos articulados com o público, numa perspectiva de construção de campos de permeabilidades”, explica a professora Rosangela.

Além disso, para a diretora do MUFPA, a temática tenta atrair mais pessoas para os museus: “A questão da hiperconexão atual com os museus e como a sociedade reage a isso, buscando novos públicos que não estão acostumados a frequentar museus”.

Dia Internacional dos Museus - No dia 18 de maio, ocorre o Dia Internacional dos Museus, por isso a semana inteira é celebrada em museus ao redor do mundo. No Brasil, a comemoração semanal começou há 16 anos, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/Minc.). Todo ano, o evento propõe um tema para debate, voltado às preocupações da sociedade.

Assim, a celebração “é a oportunidade de promover todos os anos uma reflexão crítica concernente aos museus de toda a natureza, para que haja uma atualização de conceitos, de vocações, uma aproximação com o público e uma atuação mais compartilhada, discutida e vivida com os frequentadores e o público não frequentador que poderá frequentar e usufruir desse bem material e imaterial, em diálogo com as questões significativas para a sociedade”, afirma a professora Rosangela.

Para mais informações, mande e-mail para o endereço  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligue para o número  (91) 32240871.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br