Inscrições para o Enem 2018 se encerram em 18 de maio Imprimir
Seg, 14 de Maio de 2018 08:52

Este ano as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova necessária para concorrer ao processo seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), terá a duração de apenas duas semanas. As inscrições vão até o dia 18, sexta-feira, e podem ser feitas somente por meio da internet, no site do Exame. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. As provas serão nos dias 04 e 11 de novembro.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, professor Edmar Costa, reafirma a importância do exame para quem deseja entrar na universidade. “O Enem é importante pois é o processo de entrada para a maior instituição de ensino superior do Norte do país, além de permitir que estudante participe de outros processos, como o Sistema de Seleção Unificado (SISU), o ProUni, entre outros”, completa.

Isenção - Este ano, os estudantes que desejam isenção da taxa de inscrição tiveram que solicitar a isenção antes do período de inscrição. O professor Edmar explica que para o processo seletivo da UFPA, os candidatos devem pedir isenção no momento da inscrição, conforme será disponibilizado no edital. “São isentos do pagamento da taxa de inscrição todos os alunos cotistas e candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa integral”, reforça.

Nome social - Os estudantes que desejarem, podem solicitar o atendimento pelo nome social para participar do Enem. Nesses casos, o período de inscrição é diferente, de 28 de maio até 03 de junho. No processo seletivo da UFPA, a  Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) ainda decidirá os procedimentos que deverão ser realizados nesses casos e as informações estarão presentes no edital que será lançado.

O pró-reitor diz que espera que os futuros candidatos no processo seletivo da UFPA façam uma prova com tranquilidade, que usem bem os conhecimentos adquiridos durante os anos trilhados na educação básica e reafirma a importância da escolha consciente do curso na universidade. “É interessante que investissem bastante tempo a diagnosticar sua indicação vocacional, para que possa, assim, escolher com maior grau de sucesso o seu curso de graduação, onde poderá continuar seu desenvolvimento em direção à formação cidadã de qualidade”, afirma.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação