Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Paraense Rosângela Darwich lança o livro “Há Horas” pela Editora da UFPA Imprimir
Sex, 08 de Junho de 2018 09:12

A Editora da UFPA lançou, no dia 4 de junho, o livro “Há Horas”, da paraense Rosângela Darwich. A sessão de autógrafos aconteceu no estande da ed.ufpa na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro e contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho. Antes do lançamento, houve sessão de bate-papo com a autora do livro e a professora da UFPA, Mayara Guimarães, mediado pelo poeta e autor homenageado da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, Age de Carvalho. Inserindo imagem...Há trinta anos sem publicar, a autora reuniu em “Há horas” 107 poemas inéditos. Seu primeiro livro, “Quando Fernando Sétimo usava paletó”, foi publicado em 1982; o segundo, “Levasse as coisas na flauta”, saiu em 1988, ambos selecionados pela então Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém.

Segundo Age, “Rosângela Darwich é, comprovadamente, uma excelente poeta e os poemas de Há horas atestam o que entendo por boa poesia: concisão, precisão e controle da técnica, sintaxe revolucionada, riqueza vocabular e de imagens, dimensão mística-metafísica.”

Para Mayara Guimarães, que assina o posfácio do livro, “Há Horas é uma reflexão debruçada sobre o tempo e a passagem dos dias, meses e anos, sobre como a natureza responde a essa experiência, sobre o contraste entre a velocidade e a lentidão de tempos distintos, e sobre como a existência sofre essa jornada apenas porque desempenha o que tempo e existência têm de sagrado: essa passagem.”Inserindo imagem...Sobre a autora - Rosângela Darwich é graduada em Psicologia e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de graduação de Psicologia da UNAMA, e terapeuta comportamental. Publicou os livros de poesia “Quando Fernando Sétimo usava paletó” (1982) e “Levasse as coisas na flauta” (1988), ambos selecionados para publicação pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém do Pará. Participou das antologias VIII Antologia poética de São José dos Campos (Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos, 1993) e Poesia do Grão-Pará (seleção e notas de Olga Savary, 2001), e das plaquetes literárias 30 poetas/30 poemas (2015), Belém 400 anos (2016) e Impossível não te ofertar (2016), esta última em homenagem ao poeta Max Martins, além de ter publicado poemas em revistas on-line, entre elas Zunái – Revista de poesia e debates (21ª edição, 2010) e Mallarmagens: Revista de poesia e arte contemporânea (2012).

Texto e fotos: Divulgação / ed.ufpa