Instituto de Ciências da Arte - UFPA
O TAMBOR – Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia Imprimir
Qua, 13 de Junho de 2018 11:01

O TAMBOR – Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia (CNPq2008) realizará, em Belém/PA, de 12 a 15 de junho de 2018: o VIII Colóquio Internacional de Etnocenologia, o II Encontro Nacional de Etnocenologia e o IV Encontro Paraense de Etnocenologia, celebrando assim os seus 10 anos de pesquisa etnocenológica na Amazônia com o tema COSMOS–CORPO– CELEBRAÇÃO: Estados de Afeto. Este grupo de pesquisa integra o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como coordenador o Prof. Dr. Miguel Santa Brigida.

Os objetivos do evento são: - Situar-se em posição de referência nas discussões da Etnocenologia enquanto Etnociência das Artes e Formas de Espetáculo e sua construção teórica e metodológica na Amazônia, no Brasil e no mundo; Ampliar o espaço de discussão e reflexão sistemática sobre a produção etnocenológica e o desenvolvimento de pesquisas que promovam possibilidades de interfaces com as diversas áreas de conhecimento correlatas ao campo etnocenológico; Estimular a divulgação de pesquisas em artes cênicas; Fomentar o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, produtores culturais, mestres de cultura, comunidades e povos tradicionais no âmbito local, regional, nacional e internacional; Colaborar com as novas abordagens, técnicas e metodologias derivadas da produção etnocenológica.

Estão programadas palestras com convidados internacionais, nacionais e locais, assim como apresentações artísticas e comunicações.

O evento COSMOS–CORPO–CELEBRAÇÃO: Estados de Afeto ocorrerá no Teatro Waldemar Henrique (TWH), no Instituto de Ciências da Arte (ICA) e na Praça da República. No TWH – Av. Presidente Vargas, 645, Bairro: Campina –, ocorrerá a abertura oficial do evento, e nos demais dias as Mesas Temáticas pela manhã e pela tarde as comunicações dos Grupos de Trabalho, bem como apresentações artísticas após as comunicações. No ICA – Av. Presidente Vargas, Bairro: Campina –, ocorrerá o Credenciamento, bem como as apresentações dos Grupos de Trabalho.

Site do evento: www.etnocenologia.galoa.com.br