E-mail
Inscrições abertas para XV Jornada Nacional "História da Educação entre os desafios da Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Básica" Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 09 de Julho de 2018 08:46

O Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR/PA) promove, no período de 8 a 10 de agosto, a XV Jornada do Grupo de Pesquisa intitulada "História da Educação entre os desafios da Pedagogia Histórico Crítica e a Educação Básica”. O evento será realizado no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A XV Jornada Nacional do HISTEDBR visa à difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de perspectiva histórica da área de Educação, realizados e/ou em andamento, tanto por alunos de graduação, de pós-graduação, bem como por docentes de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas e da escola básica, direta ou indiretamente envolvidos com os diversos grupos do HISTEDBR no Brasil.

Integrante da organização do evento, a professora Maria José Aviz do Rosário (NEB/UFPA) explica que as jornadas são frutos das experiências bem-sucedidas de eventos com recorte regional e temático, da necessidade de aproximar o GT da Unicamp dos demais GTs espalhados pelo Brasil, e das transformações da pós-graduação no País, com demanda crescente por apresentação e publicação da produção acadêmica.

“A ampliação dos debates e do volume da produção acadêmica transparece nos diversos eventos promovidos pelo grupo; esses eventos têm estimulado a discussão sobre a história da educação brasileira; despertado o interesse na apresentação de pesquisas já elaboradas ou em andamento, favorecendo o intercâmbio acadêmico-científico; assim como também constituem um espaço de encontro de educadores e pesquisadores dessa área”, completa.

Confira todos os grupos de trabalho e comissões no site do evento.

Objetivos - A jornada de 2018 tem como objetivos instigar o desejo de investigação sobre a produção do conhecimento histórico na Amazônia, buscando sua compreensão e contribuição nos campos histórico e metodológico local e nacional; socializar a produção acadêmica sobre a história da educação da Amazônia por meio da análise e da crítica entre os pesquisadores da região e do Brasil e incentivar a inserção de novos pesquisadores em história da educação da Amazônia, no debate nacional, tendo em vista a formação de uma rede de pesquisadores nesse campo de pesquisa.

Além disso, o evento tem a finalidade de publicar um livro com o resultado dos trabalhos apresentados na jornada; fortalecer o Museu da Educação Amazônico e Centro de Memória da Educação; e contribuir com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica –PPEB, na interlocução no campo e na área da História da Educação.

Inscrição – Direcionadas aos pesquisadores do campo da História e da Educação e ao público em geral, as inscrições para a jornada devem ser realizadas pelo site do evento. Será entregue certificado de 40h aos participantes.

Serviço:
XV Jornada Nacional do HISTEDBR
Data: 8 a 10 de agosto de 2018
Local: Universidade Federal do Pará - Guamá, Belém
Hora: início às 8h30

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br