UFPA não para no mês de férias: serviços e aulas continuam Imprimir
Ter, 10 de Julho de 2018 08:48

Julho até pode ser mês de férias, mas a Universidade Federal do Pará (UFPA) não para durante o verão amazônico. Vários serviços prestados à população funcionam durante essa primeira quinzena e outros continuam abertos o mês inteiro. Além disso, a Instituição se prepara para receber os alunos dos cursos intervalares, que estudam enquanto os demais estão de férias.

Saúde – Os principais projetos de saúde da UFPA continuam funcionando durante algumas semanas de julho e voltam dia 1º de agosto. Os atendimentos de “Fisioterapia e terapia Ocupacional na atenção á saúde do discente”, que oferece reabilitação física e psicomotora a estudantes funcionam até a próxima sexta-feira, 13 de julho.

Já a clínica de Psicologia disponibiliza avaliações médicas, psiquiátricas e acompanhamento profissional tanto para estudantes, como o público externo. Os atendimentos serão feitos até o dia 17 de julho, no horário comercial. Enquanto a Clínica de Odontologia da UFPA funciona até o sábado, 14, com atendimentos gratuitos que vão desde simples orientações sobre saúde bucal a procedimentos cirúrgicos complexos.

O Laboratório de Análises Clínicas realiza gratuitamente exames laboratoriais de rotina em alunos, servidores e pacientes encaminhados pelo SUS e funcionará das 7h às 12h até o dia 23 de julho. Porém, a Clínica de Atenção a Violência (CAV) suspende suas atividades e é um dos projetos que retornam apenas em Agosto.

Idiomas - Os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras que ofertam aulas Inglês, Francês, Espanhol, Português e até Árabe entram em recesso interno do dia 16 a 31 de Julho, mas os interessados em se matricular para novas turmas devem ficar atentos ao período de inscrições para as aulas do segundo semestre. Alguns prazos de inscrição vão de 9 a 24 de julho. Saiba mais aqui.

O projeto “Base de Apoio á Aprendizagem Autônoma”, que promove o aprendizado das línguas estrangeiras fora das salas de aula e de acordo com o tempo disponível do aluno, também funciona por alguns dias nesse mês de julho. O Projeto também é aberto para a comunidade externa e entra em recesso oficial no dia 17 de julho, apesar de continuar com atendimento externo durante a tarde.

1ª e 3ª Idades - Uma boa notícia para a criançada e para quem gosta de Física: todos os projetos de Extensão ligados à Faculdade de Física funcionarão normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h, entre eles o Núcleo de Astrologia da UFPA (Nastro) que disponibiliza telescópios para a observação astronômica.

Já o Programa Universidade na Terceira Idade (Uniterci), que busca a inclusão social de idosos por meio de diversos projetos e ações com intuito de valorizar a terceira idade com projetos dinâmicos, entra em recesso de suas atividades em julho, porém continua com expediente interno realizando atendimentos e prestando informações, de segunda a sexta das 8h às 12h.

Atendimentos - Outro serviço disponível para o público externo é o “Laboratório de instalações elétricas” que oferece serviços gratuitos como a elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais para famílias que tenham renda de até R$ 1.800 reais. O Projeto suspende suas atividades a partir do dia 16 de julho, mas até lá, venha pedir ajuda à UFPA!

Já a “Incubadora de projetos sociais” apoia entidades sem fins lucrativos, empreendedores e comunidades organizadas que realizam projetos sociais. A empresa abre inscrições anualmente para projetos sociais que visam a captação de recursos por meio de editais abertos por instituições públicas e privados. O projeto funciona de segunda a quinta-feira, entre 9h e 12h, e à tarde das 14h às 17h.

Os demais serviços da UFPA paralisam suas atividades para um breve recesso retornando somente no mês de Agosto.
Confira aqui a  lista completa sobre outros serviços e projetos que atendem à população.

Texto: Rebeca Rocha - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes