Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Conheça a programação dos Museus da UFPA e viaje na história e na cultura nestas férias Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 12 de Julho de 2018 07:50

O mês de julho chegou e você está sem roteiro de férias? Fique tranquilo e aproveite a oportunidade de transformar suas férias em um momento de novas descobertas, visitando um dos quatro museus da Universidade Federal do Pará.

Para quem gosta de cartuns, o “Museu da UFPA” possui uma enorme coleção deles. Criado na década de 80, o Museu preserva, difunde e valoriza a produção artística da nossa região e é o único Museu Universitário de Arte na região Norte e um dos poucos museus federais do Estado. Além da coleção de cartuns, o espaço possui um acervo rico em pinturas, desenhos, esculturas e muito mais.

Atualmente, o ambiente também hospeda o IX Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. A Exposição vai até o dia 15 de julho, quando o museu entra em recesso para a realização de reformas. O “Museu da UFPA” fica localizado na Av. Governador José Malcher e funciona de terça a sexta, das 08h às 17h; já aos sábados e domingos funciona das 10h às 14h.

Geociências - Já imaginou ficar bem perto de um meteorito caído na Amazônia? Visitando o “Museu de Geociências” isso se torna possível. Além de exibir elementos arqueológicos e equipamentos históricos sobre a exploração mineral na região, o local possui amostras de minerais, rochas, fósseis e até um meteorito. Localizado no Campus Básico da UFPA, o Museu faz parte do Instituto de Geociências e pode ser visitado por alunos da Instituição e também por escolas.

As visitas ao museu podem ser feitas no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O agendamento deve ser feito pelo telefone (91) 3201-7428 ou pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Interatividade - Ciência, experiências e conteúdos relacionados à Física podem ser descortinados no “Museu Interativo de Física”. Além de conhecer os objetos, o visitante pode interagir com os experimentos e fazê-los funcionar, mas claro, sendo orientado pelos responsáveis. No mês de julho o Museu funcionará somente pela manhã das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Já o “Museu de Anatomia” da UFPA paralisa suas atividades a partir do dia 13 de julho retornando em agosto. O Museu é aberto à comunidade externa e conta com laboratórios que permitem a interação de visitantes com peças reais do corpo humano como fetos, órgãos e ossos humanos.

Serviços:
Todos os Museus terão expediente normal em Julho, exceto o “Museu da Anatomia” da UFPA que entra em recesso no dia 13 de julho.

Texto: Rebeca Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br