Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Projeto do curso de Cinema faz expedição em Flona do Marajó e propõe novas “imagens” para mostrar a Amazônia Imprimir
Escrito por Administrator   
Ter, 07 de Agosto de 2018 08:37

Uma semana em Belém, depois uma semana em expedição pela floresta. Esse é o itinerário de um grupo de produtores audiovisuais e cineastas que participam de um projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, eles oferecem uma oficina sobre “processos de experimentação e criação compartilhados” - que está com inscrições abertas - antes de seguir para uma residência artística na Flona de Caxiuanã, na ilha do Marajó.

Oficina - De 6 a 10 de agosto, facilitadores do projeto “Nortear” conduzem um processo criativo coletivo em uma oficina em Belém voltada aos produtores que desejam participar, com um projeto coletivo, da 21ª Bienal de Arte Contemporânea VideoBrasil, que este ano tem como tema “Comunidades Imaginadas”.

“Conforme informações no site do VideoBrasil, o tema contempla comunidades sem Estado, povos originários, comunidades religiosas, místicas ou refugiadas de seus territórios originais, comunidades fictícias, utópicas, clandestinas ou aquelas constituídas nos universos subterrâneos de vivências sexuais e corpos dissidentes”, esclarece Luiz Adriano Daminello, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, realizador audiovisual em documentário e ficção, diretor de fotografia e coordenador do Projeto Nortear.

O pesquisador reforça que “o Projeto promove experimentações audiovisuais em comunidades ribeirinhas, sempre contando com a participação de artistas residentes, que compartilham a realização com os habitantes das comunidades visitadas”.

Este ano, os facilitadores da oficina são: Fernando Marrera (Pelotas-RS), realizador audiovisual, também formado em história, com interesse em documentário e cinema etnográfico; Marcela Martins de Nova (Lima-MG), jornalista com produções sobre direitos humanos, questões ambientais e movimentos sociais; Silvia Helena Cardoso (de Marabá-PA), fotógrafa e antropóloga, é professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Mariana Ianuzzi (de São Paulo-SP), estiloterapeuta e artesã, que tem visitado diferentes etnias indígenas e desenvolvido trabalhos que envolvem ayurveda, cromoterapia, meditação e práticas corporais; e Miriam Mirna Korolkovas (de São Paulo-SP), designer de biojóias e performer.

Além disso, no dia 08 de agosto, será realizada uma mostra com alguns trabalhos produzidos durante as oficinas de cinema.

Flona de Caxiuanã, no Marajó – O projeto de extensão Nortear também levará os produtores audiovisuais até a Flona de Caxiuanã, na Ilha do Marajó, no período de 13 a 23 de agosto, período em que eles irão “se embrenhar em uma expedição pela floresta”.

Trata-se de uma “residência artística, junto a jovens das comunidades ribeirinhas que habitam a floresta, em uma parceria com o projeto de educação do Museu Emílio Goeldi.  Todo ano alguns artistas de vários lugares do Brasil passam uns dias com os jovens na floresta fazendo experimentações audiovisuais, com criatividade compartilhada”, explica o pesquisador da UFPA que coordena a iniciativa.

Como fruto deste trabalho, jovens estudantes ribeirinhos viajaram para Nova York, em 2017, “por meio de parceria com um projeto e intercâmbio entre o Museu Emilio Goeldi e o Museu Stepping Stones, de Norwalk. Mas antes de eles irem, fizeram oficinas de cinema e um filme pelo projeto Nortear”, aponta o pesquisador da UFPA.

Para Luiz Adriano Daminello, a experiência é extremamente benéfica e salutar, tanto para os produtores que vêm conhecer a Amazônia de uma forma única quanto para os jovens amazônidas, que têm a chance de mostrar ao mundo e às futuras gerações sua própria visão sobre a floresta mais famosa do mundo.

Serviço:

Residência Artística na Flona de Caxiuanã, no Marajó

Realização: De 13 a 23 de agosto

Em parceria com o Museu Emilio Goeldi

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br