Instituto de Ciências da Arte - UFPA
Inscrições para o minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta" vão até quinta-feira Imprimir
Qua, 08 de Agosto de 2018 08:27

O Núcleo de Meio Ambiente (NuMA) e o grupo de pesquisa Tauã promovem, nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, o minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta", na Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo do minicurso é capacitar estudantes e profissionais na análise da viabilidade econômica de sistemas de produção integrados/agroflorestais. As inscrições ficam abertas até a quinta-feira, 9 de agosto.

O minicurso abordará os principais conceitos sobre políticas públicas de acesso ao crédito e os instrumentos econômicos voltados para esse tipo de atividade. Segundo a organizadora do evento, professora Rosana Maneschy, além da parte contextual, haverá, também, atividade prática em laboratório, com o uso do software Excell para a realização de análise da viabilidade econômica a partir de modelos de SPI/SAF previamente elaborados.

Rosana Maneschy esclarece que “pesquisas realizadas no Estado do Pará, com agentes financeiros, identificaram que uma das dificuldades no processo de liberação de recursos está relacionada a falhas na elaboração de propostas de SPI/SAF submetidas pelos técnicos para acesso ao crédito do Pronaf Floresta e Pronaf Agroecologia, por exemplo. Daí a importância da realização deste minicurso, aponta a organizadora.”

Inscrições - Os interessados em participar do minicurso devem realizar inscrição até o dia 9 de agosto pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando nome completo e vínculos institucionais. Haverá emissão de certificado com carga horária de 8h. As vagas são limitadas.

O evento é uma realização do NuMA e do Grupo de pesquisa Tauã, com o apoio do Projeto Biomas (Embrapa/CNA) e do Projeto Pecuária para Agricultura Familiar (INEAF).

Serviços:
Minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta"
Data: 10/08/2018
Horários e locais:
Manhã (8h às 12h) - Anexo 2 do NuMA (antigo Laboratório de Biotecnologia, próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza)
Tarde (14h às 18h) - Laboratório de Informática do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA)

Texto: Assessoria NuMA
Foto: Reprodução / Google