Instituto de Ciências da Arte - UFPA
E-mail
Projeto Cíclica faz coleta seletiva durante partidas de futebol em Belém Imprimir
Escrito por Administrator   
Qua, 08 de Agosto de 2018 08:36

O Projeto Cíclica, realizado pelo Time Enactus da UFPA, em parceria com a Associação de Recicladores de Águas Lindas (Aral), irá realizar o recolhimento dos lixos recicláveis dos jogos do Paysandu em todas as competições futebolísticas. A primeira ação ocorre nesta terça-feira, 7 de agosto, no jogo do time paraense contra a Ponte Preta-SP, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2018.

A ação visa firmar e mostrar para a comunidade de torcedores quão importante é a coleta seletiva nos jogos, além de fomentar a educação em torno do respeito e valorização da categoria que cuida da nossa cidade. A diretoria de responsabilidade do time firmou uma parceria com o Projeto Cíclica, que, além de direcionar todos os resíduos gerados nos jogos que vão ocorrer no estádio da Curuzu, presentearam os recicladores com fardamentos personalizados para os eventos.

A estudante de Engenharia Civil, Marivana Almeida, vice-presidente da Enactus UFPA, explica que a ação está alinhada ao objetivo principal do Projeto: o aumento da renda dos catadores. “Sabendo que os jogos do Paysandu reúnem um número expressivo de pessoas, uma ação como essa representa maior quantidade de material coletado, que será convertido em recurso financeiro para a associação beneficiada pela pareceria, impactando diretamente nas famílias que subsistem da coleta seletiva em Belém”, pontua.

Garrafas PET, latinhas e produtos como revistas, cadernos usados, garrafas diversas de vidro podem ser diretamente doados para os coletores durante a ação.

Projeto - O Cíclica é um dos projetos desenvolvidos pelo Time Enactus UFPA, que tem como objetivo facilitar o empoderamento social e econômico dos catadores profissionais da Região Metropolitana de Belém. Atualmente, o trabalho tem sido realizado com a Associação de Recicladores das Águas lindas (ARAL). A Aral é uma das associações remanejadas do antigo lixão do Aurá.

O projeto trabalha com a comunidade para a melhoria do ambiente de trabalho e busca novos parceiros para que, desse modo, possa proporcionar o aumento da renda dos catadores e da boa qualidade do trabalho e de vida dos catadores. O projeto visa ainda expandir a coleta para grandes eventos, e, para tanto, já há uma parceria fechada com o Estádio Olímpico do Estado, o Mangueirão, para a realização de coleta nos eventos realizados no local.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br