Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais ocorre pela primeira vez no Pará Imprimir
Sex, 10 de Agosto de 2018 08:29

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento científico da área no Brasil. Em 2018 o IHC terá sua décima sétima edição realizada em Belém, entre os dias 22 a 26 de outubro, no hotel Princesa Louçã. Com 20 anos de pesquisa no Brasil, o evento ocorre pela segunda vez na região Norte e pela primeira vez no estado do Pará. As inscrições podem ser feitas no site.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), o IHC proporciona o compartilhamento de resultados de pesquisas e de ideias sobre trabalhos em andamento. A edição deste ano traz a Belém toda a comunidade brasileira, e parte da comunidade internacional, que atua na área, bem como empresas e startups de tecnologia, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp).

A evolução da tecnologia e sua influência cada vez maior nos diversos setores da sociedade tem impactado no aumento da pesquisa, a fim de promover a integração entre a computação e as diversas áreas do conhecimento. O Simpósio visa oportunizar condições de conscientização para o uso das tecnologias e metodologias, para fins de aplicação em aulas e pesquisas e também no dia a dia dos diferentes profissionais que fazem uso ou dependem das ferramentas computacionais.

Segundo Marcelle Mota, professora da Faculdade de Computação da UFPA e membro do Laboratório de Visualização, Interação e Sistemas Inteligentes (LABVIS), o IHC é um importante fórum de debate, não só em torno de ideias inovadoras e soluções para problemas cotidianos, mas também sobre a responsabilidade ética daqueles que estão envolvidos no design de tecnologias, a formação profissional em Computação e TIC, e sobre a sociedade mediada por tecnologias.

“Cada vez mais novas formas de interação com máquinas fazem parte da nossa realidade e moldam nossas interações e comportamentos sociais. O IHC 2018 explora a capacidade de transformar, inovar e criar modos de interação entre pessoas e máquinas, considerando principalmente aspectos inclusivos, culturais e sociais”, ressalta Marcelle Mota.

IHC - A Interação Humano-Computador (IHC) é uma disciplina que diz respeito ao design, avaliação e implementação de sistemas de computação interativos para uso humano em um contexto social e aos estudos dos principais fenômenos que os cercam (HEWETT et al, 1992).

Programação - O evento oferecerá sessões técnicas, palestrantes internacionais, workshops e minicursos em diferentes temáticas e estilos, distribuídos em 11 trilhas diferentes.

O XI Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS'18) e outros sete minicursos ocorrer no dia 22 de outubro. Eles são considerados atividades extras, ou seja, não estão inclusos no valor da inscrição. A descrição dos minicursos pode ser encontrada no site.

Pesquisadores podem submeter trabalhos de acordo com o tema para o Workshop até o dia 30 de agosto. Estes serão avaliados por outros pesquisadores da área e, se aceitos, apresentados no Workshop. Interessados no tema podem inscrever-se para assistir e participar, com perguntas e debates.

Destacam-se, também, as palestras internacionais ministradas por: Victoria Bellotti, gerente de pesquisa de experiência do usuário na Lyft e membro da Academia ACM SIGCHI; Virgílio Almeida, atualmente professor associado do Centro Berkman Klein da Universidade de Harvard; e Kristina Höök, professora de design de Interação no Instituto Real de Tecnologia (KTH-Suécia) e professora visitante na Northumbria University, no Reino Unido.

Inscrições – O Simpósio é direcionado aos estudantes de graduação e pós-graduação de cursos relacionados, principalmente, às áreas de Computação e de Design, além de profissionais de diferentes áreas, reconhecendo que a natureza do tema é interdisciplinar.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento. Há preços diferenciados para estudantes (graduação, pós-graduação e professores) com desconto para sócios da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Quanto antes a inscrição for realizada, menores são os valores.

XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais
Data: 22 a 26 de outubro de 2018
Local: Hotel Princesa Louçã, Av. Pres. Vargas, 882 - Belém
Hora: 8:00h às 18h
Mais informações no site do evento e na página do Facebook.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação