E-mail
Edição de outubro do Café Philo corre nesta quinta-feira, dia 4, com o tema "punição" Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 04 de Outubro de 2018 09:06

Nesta quinta-feira, 4, será realizada mais uma edição do Café Philo.  Neste mês, o tema do projeto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) é Punição. O evento ocorre na travressa Castelo Branco, 601, em frente à Subestação da Celpa, na Castelo Branco com a José Malcher, às 18h. A abordagem envolve o mito do julgamento das almas do final do diálogo Górgias de Platão.

A novidade desta edição é o fato de o Café Philo está mudando para um novo espaço e reiniciando suas atividades com a professora Aparecida Montenegro, da UFC, que vai tratar das pesquisas desenvolvidas por ela atualmente, no diálogo Górgias de Platão. De acordo com a professora Jovelina Ramos, responsável pelo projeto, “o Café Philo tem o objetivo de levar o debate filosófico para fora do espaço acadêmico, tratando de temas instigantes com seriedade e leveza”.

Ainda segundo Jovelina Ramos, a relevância do Café Philo é firmar um espaço propício ao diálogo entre o expositor e a plateia, de modo a gerar um debate profícuo para ambos. A programação é, na verdade, um convite ao filosofar, a partir dos temas propostos. No mês de novembro, o tema abordado será: Literaturas. A programação é aberta ao público interessado em temas com abordagens filosóficas. Não é necessária inscrição prévia.

Temática – A professora Aparecida Montenegro propôs tratar do mito do julgamento da alma após a morte (Górgias 523a-527e). A escolha do tema "Punição" advém do fato de o mito tratar das recompensas e punições que as almas sofrem após a separação do corpo.

“Neste processo, somente as almas justas serão levadas diretamente a Ilha dos Bem-Aventurados. Enquanto as almas injustas, divididas em curáveis e incuráveis, serão direcionadas para o Tártaro. Cada uma delas recebendo as punições que lhe são cabíveis”, completa Jovelina Ramos.

Serviço:
Café Philo Punição
Data: nesta quinta-feira, 4, às 18h
Local: Tv. Castelo Branco, 601, de frente para a Subestação da Celpa, na Castelo com a José Malcher

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação
Arte: Reprodução / Google

 

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br