1º Seminário Nacional Alfabetização Sem Cartilha ocorre em novembro na UFPA Imprimir
Seg, 08 de Outubro de 2018 08:24

Durante os dias 25 e 26 de novembro de 2018, a UFPA vai receber o“1º Seminário Nacional Alfabetização sem cartilha: conversa, curiosidade, leitura e escrita-vida”. Direcionado a pesquisadores, estudantes, educadores e a todos aqueles interessados na temática, o evento ainda está com inscrições abertas por meio da página I Senasemcar. O seminário é uma ação articulada e coordenada por Elizabeth Orofino (LASEA/UFPA), Carmen Sanches Sampaio (Red Formad/UNIRIO), e pelo grupo ArteGestoAção (INES), configurando-se como uma ação da Red Formad Brasil.

O comitê científico, formado por membros nacionais e internacionais que estudam o tema, propõe a discussão e o compartilhamento de outros modos de ensinar e aprender a ler e escrever, tendo como referência à autoria de fala e pensamento. Igualmente, o evento pretende propagar experiências, pesquisas e práticas construídas na escola, na universidade ou na interlocução entre elas, no desafio de pensar e praticar diferentes alfabetizações, apostando sempre em autoria, experiência e sentido.

Segundo Elizabeth Orofino, a alfabetização, nos últimos tempos, tem sido objeto de estudo e de pesquisa, o qual evidencia a evolução da importância da leitura e da escrita para a inserção dos sujeitos na sociedade. Neste sentido, educadores e pesquisadores na área da educação concentram seus esforços na produção de alternativas que promovam a decifração dos códigos linguísticos e do mundo por meio da linguagem.

“Vivemos em um mundo comandado pela linguagem e, em razão disso, o histórico entendimento reducionista atribuído à alfabetização precisa ser definitivamente rompido, passando a assumir o compromisso com a formação do leitor do mundo, de sujeito usuário dos bens culturais”, ressalta a professora.

Inscrição – As submissões de trabalhos para o I Seminário Nacional Alfabetização sem cartilha devem ser realizadas on-line. As comunicações orais precisam apresentar articulação com a experiência educativa ou compartilhar alguma prática de ações educativas envolvendo a alfabetização em suas múltiplas dimensões.

As temáticas disponíveis para os trabalhos são: Alfabetização - cotidiano escolar e práticas discursivas, Alfabetização e literatura, Alfabetização - leitura e escrita em língua portuguesa na educação de surdos, Alfabetização digital, mídias e tecnologias, Alfabetização científica, Alfabetização matemática, Alfabetização - alteridade, diferenças e interculturalidade e Alfabetização de jovens e adultos.

Haverá certificação e os textos completos serão avaliados para publicação em revista acadêmica e em livro digital do evento. Serão disponibilizados relatórios de acessos mensais aos autores e aos coautores, registro de ISSN, depósito de DOI e compartilhamento no Google Scholar.

1º Seminário Nacional Alfabetização sem cartilha
Data: 25 e 26 de novembro
Inscrições e submissóes de trabalhos aqui

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA