E-mail
Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Turma 2019 do PPGCIMES-UFPA Imprimir
Escrito por Administrator   
Seg, 08 de Outubro de 2018 08:35

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA), continua com as inscrições abertas para o Processo Seletivo–Turma 2019 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino, até o dia 14 de novembro de 2018. O Edital pode ser conferido na íntegra em PDF e também Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) no site do programa.

Com Área de Concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem”, o PPGCIMES-UFPA, por meio de seu Mestrado Profissional, possui o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa aplicada ao Ensino. Serão ofertadas 24 vagas, sendo 12 para a Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (INOVAMES), orientada às inovações em métodos e técnicas de ensino; e 12 para a Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE), voltada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem.

Seleção - Ao todo, serão seis fases de seleção: 1) Inscrição e homologação das inscrições (eliminatória); 2) Exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (eliminatória); 3) Avaliação da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória); 4) Prova Escrita (eliminatória e classificatória); 5) Entrevista e Defesa da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória); e 6) Avaliação do Currículo Lattes (classificatória). O calendário completo com as datas de realização de cada fase pode ser conferido no item 7 do Edital.

Inscrições - Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento. As inscrições podem ser efetivadas pessoalmente, pelo candidato ou por procurador legal, na secretaria do programa, localizada no prédio do NITAE2. Para candidatos que residam fora da Região Metropolitana de Belém, é permitida, também, a inscrição via Correios, desde que postada até o último dia de inscrições.

Entre os documentos necessários para a inscrição, estão: diploma ou declaração de conclusão de curso de nível superior; histórico escolar de graduação; documentos de identificação (RG, CPF, título de eleitor, certificado de comparecimento na última eleição e certificado de reservista para homens); fotografia 3x4 recente; duas vias impressas do Currículo Lattes, sendo uma  delas acompanhada de documentos comprobatórios; quatro vias impressas e arquivo digital em CD ou pendrive de proposta de pesquisa para desenvolvimento de um processo ou produto de ensino; carta de comprometimento do candidato (acompanhada de carta de concordância do empregador, caso haja vínculo empregatício, para desempenho das atividades no Programa); comprovante de pagamento de GRU com taxa de R$ 80,00 para inscrição no Processo Seletivo, emitida pela Secretaria do Programa; e comprovante de aprovação em Prova de Proficiência de Línguas Estrangeiras (caso o candidato não tenha tal comprovante, deverá realizar a Prova de Proficiência integrante do Processo Seletivo, da qual só será dispensado se apresentar uma das comprovações presentes no item 8.1 do Edital e em seus desdobramentos).

O candidato deve comparecer a todas as fases do Processo Seletivo, obrigatoriamente munido de documento de Identidade ou documento equivalente com foto, na forma da lei, além do comprovante de inscrição no Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2019, caso contrário, estará impossibilitado de realizar as provas.

Os resultados para cada fase serão divulgados no site do Programa e afixados no quadro de avisos do NITAE2. Os critérios de aprovação em cada uma das fases, bem como a bibliografia da prova escrita, orientações sobre isenção de taxa de inscrição e interposição de recursos, além dos modelos e orientações para as documentações necessárias estão descritos no Edital.

Sobre o PPGCIMES - O PPGCIMES está em funcionamento desde 2017, após sua aprovação, em 2016, pela área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde então, já promoveu mostras, oficinas, workshops, palestras e seminários; recebeu professores convidados, nacionais e internacionais; realizou a publicação de e-books e artigos científicos e teve projetos aprovados para eventos de grande porte, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, entre outros. Atualmente, duas turmas estão em atividade no programa, sendo que, em breve, a primeira turma realizará as defesas de suas dissertações.

O PPGCIMES é um espaço de formação de recursos humanos voltados à concepção, ao desenvolvimento, à testagem e à avaliação de processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Para isso, abarca pesquisas aplicadas que envolvem recursos da Comunicação, do Ensino e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), visando à proposição de soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e discentes de graduação, especialmente em um contexto de grandes desafios para o Brasil, como a Região Amazônica.

As aulas são realizadas em Belém, presencialmente, em tempo integral, podendo haver atividades pelos turnos da manhã, tarde e noite. A matrícula da terceira turma ocorrerá a partir de fevereiro de 2019. Os mestres formados pelo PPGCIMES deverão conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educativo em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple a participação de alunos de graduação.

Serviço:
PPGCIMES-UFPA: Processo Seletivo - Turma 2019
Período de inscrições: 17/09 a 14/11/2018
Consulte o Edital.
Consulte o Edital Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA)
Endereço: Universidade Federal do Pará / Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) / Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), no prédio da antiga Assessoria de Educação a Distância (AEDi), na Cidade Universitária José da Silveira Netto – Campus Básico Guamá, Rua Augusto Corrêa, nº 01, bairro Guamá.
Contatos: (91) 3201-8698 | E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Horários de funcionamento da Secretaria: 9h às 13h – 14h30 às 16h
Mais informações no site do PPGCIMES.

Texto e arte: Divulgação

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br