Abertura do Arte Pará 2018 ocorre nesta quarta-feira no Museu da UFPA Imprimir
Qua, 10 de Outubro de 2018 08:35

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, será realizada a abertura oficial da 37ª edição do Arte Pará. O eixo curatorial " Área Indígena" tem por objetivo partilhar a arte contemporânea com práticas visuais tradicionais. Com curadoria geral de Paulo Herkenhoff, a abertura se inicia às 19h30, no Museu da UFPA, e na quinta-feira, dia 11 de outubro, ocorre no Museu Paraense Emílio Goeldi, às 10h30.

Segundo o curador, Paulo Herkenhoff, a exposição visa, além de preservar o patrimônio cultural indígena, “dar voz ao mesmo e entendê-lo como atual, e não apenas como algo do passado, seja um passado recente ou mais remoto”. Para isso, vinte e um artistas convidados irão atravessar a temática em núcleos de fotografias, pinturas, videoarte, objetos e interferência urbana.

A diretora do Museu, professora Jussara Derenji, explica que estes eventos de alcance nacional são importantes para a divulgação do Museu da UFPA, o único de artes na região Norte, dentro dos museus universitários. “Temos frequentemente sediado o Salão Arte Pará, que este ano alcança 37 anos de presença constante na região e no país. A temática é a da participação indígena na cultura atual e isso é especialmente oportuno no momento em que nossa universidade amplia  e fortalece a presença de alunos indígenas  nos mais diversos cursos”, ressalta.

Programação – Os artistas que fotografam indígenas e adeptos da arte socialmente engajada, dialogam a sobrevivência dos povos indígenas. Edu Simões, João Farkas, Rogério Assis,  Valdir Cruz, Claudia Andujar, Xadalu e Berna Reale, que fotografam povos indígenas, estarão trazendo reconhecimento da identidade indígena como parte integrante e ainda atuante na própria identidade brasileira.

Ainda na fotografia, Walda Marques vai apresentar o resultado do projeto Senhora Raiz, além de registros fotográficos do trabalho com foco na mão-de-obra feminina, que há muito está intimamente ligada à atividade artesanal, desde a colheita, plantação e preparo da farinha.

O artista Xadalu (RS), da etnia Guarani, fará uma interferência urbana em pontos estratégicos da cidade. No ano de 2004 o artista criou um adesivo de um simpático indígena que espalhou pelas ruas de Porto Alegre e depois, em cerca de 60 países, tornando-o um viral. Sua poética busca a contrapartida solidária como forma de entender a arte como potencial discurso transformador.

Haverá um núcleo de vídeos com os artistas Letícia Parente, Guerreiro do Divino Amor, Juliana Notari, Katia Maciel, Niura Bellavinha, Isabel Ramil, Octávio Cardoso e Armando Queiroz. Por fim, no núcleo de pintura estão trabalhos de Nina Matos, Dina de Oliveira, Eder Oliveira, Armando Sobral e Ruma.

Abertura Arte Pará
Data: 10 e 11 de outubro