Faculdade de Medicina Veterinária promove o “Outubro Rosa Pet” em Castanhal Imprimir
Qua, 10 de Outubro de 2018 08:38

Que outubro é um mês onde se realizam várias campanhas de prevenção ao câncer de mama em mulheres, muita gente já sabe. Mas o que é novidade para muitos é que, neste mês, professores, veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal se reúnem para dar orientações sobre esse tipo de câncer em animais de companhia.

Assim como nos humanos, a causa do câncer em pets não tem uma única origem. O que se sabe é que alguns fatores podem aumentar as chances das pacientes desenvolverem câncer nas mamas, como predisposição genética, obesidade e, principalmente, o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas.

Para ajudar os donos de pets em Castanhal e em municípios vizinhos a identificarem possíveis tumores em seus animais de estimação, a Faculdade de Medicina Veterinária, juntamente com o Hospital Veterinário da UFPA, lançou o projeto de Extensão “Outubro Rosa Pet”, que ocorre aos sábados, durante todo o mês de outubro, na praça da Matriz de São José (Castanhal), das 8 às 13h.

A equipe que está trazendo as orientações é formada pela professora Fabrícia Filgueira, os médicos veterinários Daiane Frantz e Katiane Schwanke e os professores Patrícia Maia, Pedro Paulo e Danilo Rodrigues, além de alunos que cursam Medicina Veterinária na UFPA.

Os interessados em participar, bastam comparecer à praça, acompanhados ou não do seu animal de estimação, para receber as devidas orientações.

A professora doutora Fabrícia Filgueira fala sobre a importância de se diagnosticar precocemente o câncer de mama em pets, para que o tratamento seja bem-sucedido.

“Nas cadelas e gatas, a retirada cirúrgica dos tumores e das neoplasias mamárias já resolve o problema, mas para isso, o nódulo precisa ser detectado no início, pois quanto mais o câncer se desenvolve, mais difícil é a cura. Dependendo do caso, o animal pode precisar de quimioterapia e pode desenvolver a metástase, que é o avanço da doença para o pulmão e para outros órgãos”, esclarece a professora, que também explica sobre a necessidade da castração dos animais de companhia.

“Estudos apontam que quando se castra uma cadela ou uma gata antes do primeiro cio, a chance de tumor mamário fica em apenas 0,25%”, conclui.

Essas e outras informações podem ser obtidas na Praça da Matriz em qualquer um dos sábados de outubro. No dia 06 de outubro, muitos donos de animais aprenderam como fazer a detecção de tumores em seus pets.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Fotos: Divulgação Equipe do Projeto Outubro Rosa Pet