Aluno do PPG em Segurança Pública apresenta artigo sobre crime de estupro em congresso internacional Imprimir
Qua, 10 de Outubro de 2018 08:51

O aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA,  Diego Alex de Matos Martins, teve seu artigo aprovado para ser apresentado durante a realização do III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar. A pesquisa "A Credibilidade da Vítima no Julgamento do Crime de Estupro: o dilema dos juízes" será apresentada no período de 15 a 17 de outubro, em Coimbra/Portugal.

O artigo tem como meta discutir a forma como a justiça brasileira trata o depoimento de crianças que foram vítimas de abuso sexual, bem como quais elementos e de que maneira influenciam na forma como o juiz percebe a credibilidade dessa prova criminal. “Desenvolver este estudo foi importante por ter a oportunidade de suscitar a discussão sobre direitos de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, bem como por contribuir para que os juízes possam ter mais segurança ao proferirem suas decisões nesses casos”, ressalta o autor.

Para Diego Martins, apresentar seu trabalho em um evento internacional é um grande estímulo para continuar o estudo. Isso confirma a relevância do tema além de ser uma forma de reconhecimento por toda a dedicação necessária para desenvolver a pesquisa. Após o Congresso, o mestrando pretende analisar a realidade de outros municípios e dar continuidade a seu estudo em nível de doutorado.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA